ENEM 2022: Inep faz CORREÇÕES e prova terá apenas itens INÉDITOS. Entenda o que isso significa

Há 6 dias da aplicação das provas do ENEM 2022, o INEP anunciou que não fará “reaproveitamento” de questões. O conteúdo da prova dos últimos anos foi alvo de intensos debates nos últimos meses.

ENEM 2022: Inep faz CORREÇÕES e prova terá apenas itens INÉDITOS. Entenda o que isso significa
ENEM 2022: Inep faz CORREÇÕES e prova terá apenas itens INÉDITOS. Entenda o que isso significa (Imagem: FDR)

Parece uma tradição o debate quanto ao conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio. Muito já se falou sobre as questões com ideologia de gênero, sobre a ditadura e até mesmo a possibilidade de que houvesse uma repetição nas questões do ENEM 2022 foi levantada; mas, acaba de ser descartada pelo INEP.

Questões do ENEM 2022

Para entender melhor o que aconteceu é necessário relembrar que no ano passando servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira alertaram sobre a escassez de questões no BNI.

 O Banco Nacional de Itens (BNI) é um banco de itens usado para elaborar as provas do ENEM; essa falta de questões seria resultante de dois anos sem abastecimento. Em abril desse ano a Procuradoria do INEP emitiu um parecer com a recomendação de que no ENEM 2022 constasse apenas questões inéditas.

“A princípio, em que pese não se vislumbrar ilegalidade de plano na alternativa aventada pela Administração de utilizar itens aplicados em exames anteriores na edição 2022 e 2023 do Enem, parece-nos salutar que o INEP avalie e envide os esforços necessários no sentido de viabilizar, do ponto de vista técnico e gerencial, de manutenção da aplicação do exame com a totalidade de itens inéditos, com o fim de preservar a qualidade da própria política pública de avaliação”, diz o texto.

Agora, o UOL apurou a elaboração da prova e descobriu que o ENEM 2022 será composto por itens novos, sem repetição de questões, no entanto, a prova terá um grande número de perguntas que não foram pré testadas.

Sobre o assunto, ao ser questionado pelo UOL, o INEP se limitou a afirmar que:

“qualquer informação sobre a entrada de itens novos no BNI é de caráter sigiloso”.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.