USP pretende não aderir ao SiSU 2023 e criar novo método de seleção com nota do Enem

A forma de ingresso na USP vai mudar em breve, a universidade não deve aderir ao SiSU 2023. Com isso os estudantes passarão por outro processo seletivo no próximo ano. Atualmente a universidade tem três formas de ingresso; confira mais detalhes sobre a nova seleção.

USP pretende não aderir ao SiSU 2023 e criar novo método de seleção com nota do Enem
USP pretende não aderir ao SiSU 2023 e criar novo método de seleção com nota do Enem (Imagem: FDR)

Os estudantes que desejam estudar na Universidade de São Paulo devem ficar atentos as mudanças na forma de ingresso na instituição. Atualmente a USP recebe estudantes através do vestibular da Fuvest, SiSU ou das Olimpíadas Científicas. No entanto, para 2023 a seleção através do SiSU será substituída.

USP estuda deixar o SiSU 2023

Para os estudantes pode parecer que eles serão prejudicados, mas, não haverá redução no número de vagas, por exemplo, o que a universidade pretende é adotar uma nova forma de ingresso.

Com isso os estudantes continuarão a ser selecionados pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio, mas, não através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

A seleção deve ser realizada pela FUVEST, que já é a empresa responsável pelo vestibular da USP. A nova forma de ingresso se chamará Enem-USP.

“A Fuvest, ao administrar as chamadas das duas formas de ingresso, consegue fazer com que o processo seja simultâneo, o que facilitará a integração e favorecerá o desempenho acadêmico dos novos estudantes, mas também contribuirá com o trabalho das comissões de heteroidentificação [responsável pela averiguação da autodeclaração dos candidatos convocados para matrícula nas vagas reservadas para pretos e pardos]”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado.

Vagas na USP para 2023

Para o próximo ano a Universidade Estadual de São Paulo vai oferecer ao todo 11.147 vagas em cursos de graduação, sendo:

  • 211 pelo vestibular da Fuvest
  • 954 reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência;
  • 169 vagas para candidatos EP (Escola Pública);
  • 088 para EP/PPI (Escola Pública/Pretos, Pardos e Indígenas).
  • 936 vagas para o Enem-USP (nova modalidade).

O edital com as regras e mais informações sobre o processo seletivo deve ser divulgado pela Universidade de São Paulo.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.