Como funciona o NOVO empréstimo com garantia do NUBANK?

Na última semana, o Nubank anunciou sua entrada no mercado de empréstimo com garantia. De início, os clientes elegíveis podem ter acesso a linhas de crédito usando como garantia aplicações realizadas na função “Resgate Planejado” da conta do Nubank.

“Nossa proposta é dar aos clientes mais uma opção de crédito – inclusive em casos de pessoas que nunca conseguiram ter acesso a esse tipo de recurso – para que possam resolver imprevistos sem que tenham que mobilizar seu dinheiro guardado. Continuamos focando no crescimento sustentável do nosso portfólio de crédito com garantia”, disse em nota enviada ao Valor Investe Jessica Paul, líder da área de empréstimos do Nubank. 

Ao longo do prazo do empréstimo, que pode ser pago em até 24 vezes, os recursos aplicados pelo cliente na função “Resgate Planejado” continuam rendendo no percentual determinado no momento em que o investimento foi feito. Caso o cliente tenha vários “Resgates Planejados”, ele não poderá escolher qual vai usar ou quanto depositar em garantia.

De início, a regra é a seguinte: a partir de R$ 100,00 tomados como empréstimo, é selecionada a aplicação de maior valor para ser utilizada como garantia, e o montante fica bloqueado ao longo da vigência do empréstimo.

Caso o cliente atrase o pagamento do empréstimo, a garantia é acionada para que a pessoa permaneça adimplente. Em situações como esta, a garantia será usada para cobrir a maior quantidade de prestações restantes possíveis.

De acordo com o Nubank, os valores e taxas de juros podem variar e são determinados  de acordo com a análise individual do perfil de cada cliente para a contratação do empréstimo com garantia. A avaliação é feita por por diferentes métodos, o que inclui  modelos de inteligência artificial.

O banco digital já vinha dando sinais a analistas de que ingressaria no mercado de linhas de crédito garantido, que, por conta da inadimplência mais baixa, auxiliam a contrabalançar o maior risco de linhas mais rentáveis, como a dos cartões de crédito, principal produto do Nubank.

A vontade da fintech é de ofertar produtos mais competitivos e com taxa de juros mais baixa. Com investimentos bloqueados, o Nubank tem garantias para o empréstimo, o que pode ser utilizado para mitigar o risco da oferta de dinheiro pelo banco.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.