Caixa é obrigada a retomar os pagamentos do consignado pelo Auxílio Brasil

Depois do Ministério Público (MP) ter solicitado a suspensão do consignado pelo Auxílio Brasil na Caixa Econômica Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU) barrou este pedido na última sexta-feira (4). De acordo com informações compartilhadas pelo TCU, não foram encontradas irregularidades neste serviço que pudesse justificar sua suspensão. A decisão foi liberada por Aroldo Cedraz, e agora a Caixa Econômica volta a liberar o crédito. 

Caixa é obrigada a retomar os pagamentos do consignado pelo Auxílio Brasil
Caixa é obrigada a retomar os pagamentos do consignado pelo Auxílio Brasil (Imagem: FDR)

O pedido do MP é bem específico e cita que a Caixa Econômica Federal aplicou medidas de abuso ao conceder o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil em época de campanha eleitoral. No entanto, depois de uma análise do TCU e o envio de documentação do banco público, Cedraz concluiu que a instituição seguiu todas os ritos necessários e por isso confirma a viabilidade do produto.

O ministro também disse que a Caixa seguiu para esse público todas as regras que já é habituada a adotar para o crédito financeiro que costuma oferecer. E embora os promotores do MP tenham questionado a possibilidade de aumento de endividamento das famílias ao contratar o empréstimo, o TCU não achou que há necessidade de suspender o serviço. 

Afastaram por completo a suposta irregularidade quanto a não observância de procedimentos operacionais ou de análises de risco essenciais e prévios à decisão de ofertar o empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil”, disse Cedraz.

Como pedir consignado pelo Auxílio Brasil na Caixa

No dia 1° de novembro a Caixa emitiu uma nota oficial informando que o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil está temporariamente suspenso. De 1 a 14 de novembro não é possível pedir o crédito financeiro no banco, por conta de uma atualização de sistemas que conta também com a Dataprev.

A informação é de que as solicitações do consignado pelo Auxílio Brasil poderão ser feitas a partir das 07h00 do dia 14 de novembro. O cliente interessado pode fazer o pedido nas agências da Caixa, casas lotéricas, ou no App Caixa Tem, dessa forma:

O banco tem demorado em média cinco dias para liberar o crédito na conta. O valor máximo da parcela é de R$ 160 por 24 meses, com juros de 3,45% ao mês, todas essas informações são passadas pelo banco antes de finalizar o contrato.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile