A partir desta segunda-feira (7), a bolsa de valores brasileira, a B3, aumenta o horário de funcionamento. A negociação no mercado à vista e fracionário passa a se encerrar às 17h55. Anteriormente, o horário de fechamento na bolsa brasileira era às 17h.
A decisão para a bolsa de valores brasileira tem o objetivo de acompanhar o encerramento do horário de verão em Nova York, Estados Unidos, que ocorreu na passagem de sábado (5) para domingo (6). Essa alteração acontece anualmente.
O novo horário de funcionamento na bolsa de valores deve se manter até março do próximo ano, quando haverá a volta do horário de verão no país norte-americano.
De acordo com a B3, essas mudanças acontecem durante o começo e fim do horário de verão nos Estados Unidos “para que o investidor possa acompanhar o funcionamento do mercado sem que haja qualquer lacuna envolvendo as negociações”.
No mercado a termo, o horário de negociação na bolsa de valores começará às 10h e terminará às 18h25.
Já no mercado de opções, o horário de funcionamento será entre 10h05 e 17h55.
Funcionamento da bolsa de valores durante a Copa do Mundo
Entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, será realizada a Copa do Mundo Catar 2022. Apesar disso, a B3 informou que não haverá mudança no horário de funcionamento de seus sistemas de negociação e pós-negociação.
Durante a Copa do Mundo Rússia 2018, a bolsa de valores brasileira também não havia modificado os horários de funcionamento.
Contudo, na Copa do Mundo Brasil 2014, foram realizadas alterações na então BM&F Bovespa. Na ocasião, na data de estreia da seleção brasileira, não houve funcionamento. Já nas demais partidas do Brasil, o pregão foi encurtado.
Na Copa do Mundo 2022, a seleção brasileira estreará no dia 24 de novembro, contra a seleção da Sérvia. Ainda na fase de grupos, as partidas seguintes serão realizadas contra a Suíça (28 de novembro) e Camarões (2 de dezembro).
Se o Brasil conseguir a classificação na primeira colocação, enfrentará o segundo colocado do grupo H nas oitavas de final. Este grupo conta com a participação de Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul.
Confira a calculadora de investimento do FDR: