PIS/PASEP: Governo Lula pagará mensalidade dupla em 2023? Entenda

Além de ter liberado de forma retroativa os valores do PIS/PASEP referente aos anos base de 2016 a 2020, o governo federal também fez o pagamento regular de 2020. No entanto, aqueles que trabalharam de 2021 em diante ainda estão em dúvida sobre quando poderão ter acesso ao seu abono salarial. O calendário ficou desorganizado desde que os recursos deste programa tiveram um novo uso na pandemia.

PIS/PASEP: Governo Lula pagará mensalidade dupla em 2023? Entenda
PIS/PASEP: Governo Lula pagará mensalidade dupla em 2023? Entenda (Imagem: FDR)

Diante da troca de governo, em que a partir de 2023 Luís Inácio Lula da Silva (PT) assume o posto de presidente do país, surgem as dúvidas sobre o funcionamento do PIS/PASEP. Em 2020, na época mais dura da pandemia, o governo federal usou os recursos deste benefício para pagar o BEm (Benefício Emergencial), que liberou recursos capaz de financiar o salário dos trabalhadores.

O BEm foi usado para diminuir os custos das empresas com os funcionários, evitando que estes fossem demitidos. Diante de todo esse cenário, o calendário de pagamentos do abono salarial precisou ser reorganizado, e por isso neste ano quem trabalhou em 2020 é que recebeu a quantia.

A partir de 2023, no entanto, as expectativas são de que novos grupos possam ter acesso ao PIS/PASEP. Isso é, aqueles que ainda não foram pagos, mas que precisam receber a quantia por direito. Existe ainda a esperança de que seja feito o crédito referente aos dois anos anteriores, de 2021 e de 2022.

Quem vai receber o PIS/PASEP em 2023?

As regras para ter acesso ao PIS/PASEP em forma de abono salarial não mudam em 2023. Todos os anos eles têm a mesma regra, a única diferença entre eles é que o PIS (Programa de Integração Social) é dedicado ao funcionário privado. Enquanto o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é pago para quem atua em instituição pública.

A liberação no valor máximo de até 1 salário mínimo acontecerá para aqueles que cumprirem com as regras de:

Abono salarial será pago em dobro?

Não é possível garantir que diferente do governo de Jair Bolsonaro (PL), a equipe de Lula vai pagar o PIS/PASEP em cota dupla. Será preciso espaço no orçamento para que um benefício desse tamanho financeiro seja liberado. Ainda mais que a quantia base usada no próximo ano será do salário mínimo de 2023.

O governo Lula pretende pagar R$ 1.319 de salário mínimo, o que deve transformar o abono salarial em um pagamento mínimo de R$ 109 e de no máximo um salário.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile