Um dos serviços oferecidos pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) aos seus beneficiários é o de empréstimo consignado. A opção de bloquear ou desbloquear o benefício para receber o empréstimo é dada aos aposentados e pensionistas cadastrados na Previdência. A solicitação do serviço pode ser feita através do site meuinss.gov.br ou no aplicativo Meu INSS.
O INSS responde em até 30 dias o pedido de empréstimo. Se autorizado, o benefício poderá ser sacada da mesma forma que o segurado faz com a aposentadoria ou pensão. Há também a opção de contrato de 1 ano de empréstimo, mas é recomendado que o solicitante verifique mensalmente o extrato e as notificações do aplicativo Meu INSS ou no seu cadastro no site.
Se o beneficiário perceber que foi cobrado por mais parcelas que solicitou, deve procurar uma agência do INSS para identificar o motivo da cobrança extra. Com o histórico do cadastro, é possível comprovar quantos meses estavam descritos no contrato de empréstimo. Em seguida, a solicitação do bloqueio pode ser feita.
Quando quiser cancelar o serviço de empréstimo consignado, o segurado não precisa ir até uma agência do INSS. O bloqueio de contratação pode ser feito através do site ou aplicativo Meu INSS e na central 135. O horário de funcionamento do teleatendimento é das 7h às 12h, de segunda a sábado.
Como solicitar empréstimo consignado pelo INSS?
Se você é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional de Seguro Social, tem direito a solicitar o crédito consignado. Todo titular ou representante legal da pessoa titular pode fazer a solicitação. Para o titular, basta saber o número do CPF. O representante precisa ter o número do CPF, o termo de representação legal e seu documento de identificação com foto.
Confira passo a passo como fazer o pedido pelo site ou aplicativo Meu INSS
- Depois de fazer o login com seu cadastro, selecione a opção “Novo pedido”;
- Digite “empréstimo consignado” e selecione a opção em que ele aparece na lista;
- Leia o texto e siga as instruções;
- Para confirmar a contratação do crédito, em um período de 30 dias, acesse a opção “Consultar pedidos”;
- Selecione o processo do empréstimo na lista;
- Selecione “Detalhar” para conferir se o pedido foi aprovado.