Saiba qual o novo emprego de Bolsonaro após deixar o cargo na presidência

A partir de 1° de janeiro de 2023 Jair Messias Bolsonaro (PL), não será mais o presidente do país. Passa a ocupar o cargo pela terceira vez, Luís Inácio Lula da Silva (PT), vencedor das eleições presidenciais que aconteceram em 30 de outubro deste ano. De uma carreira política consolidada, após 27 anos como deputado federal e outros 4 anos como presidente do país, Bolsonaro agora terá uma nova ocupação. 

Bolsonaro arruma novo emprego após deixar o cargo na presidência
Saiba qual o novo emprego de Bolsonaro após deixar o cargo na presidência (Imagem: FDR)

Bolsonaro conquistou mais de 58 milhões de votos no segundo turno das eleições 2022. No entanto, não foi suficiente para ser reeleito presidente do país, já que Lula obteve pouco mais de 60 milhões dos votos. Diante disso, o atual chefe da União já combinou com Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido que Jair é filiado, qual será seu novo cargo a partir de 1° de janeiro.

Também foi feito um acordo para que o presidente possa contar com a equipe de advogados que fica a disposição do partido. Essa é a primeira vez que Jair Bolsonaro não consegue ser eleito em uma eleição a qual ele se candidata. Ele atuou durante 27 anos como deputado federal, de 1991 até 2018, quando passou a ocupar o cargo de presidente da República.

Novo cargo de Bolsonaro na política

O presidente não deve abandonar o cenário político, inclusive com o eleitorado fiel que possuí, existem grandes possibilidades de que ele vá construindo uma campanha para uma nova candidatura em 2026. A partir de 1° de janeiro de 2023, ele deve assumir o cargo de consultor no PL.

O discurso assumindo a derrota para Lula somente foi feito depois de Bolsonaro ter acordado com seu partido o novo cargo que deve assumir no próximo ano. O pronunciamento oficial aconteceu na terça-feira, 1, em uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto quando o presidente discursou por cerca de dois minutos. 

Com o cargo de consultor do seu partido político, o chefe da União permanece instalado em Brasília onde seus filhos ocupam outros cargos políticos. Flávio Bolsonaro como senador, e Eduardo Bolsonaro como deputado. Valdemar estuda ceder uma sala em um conjunto de edifícios na parte central de Brasília para servir de base para o presidente.

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile