O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já confirmou que os seus beneficiários receberão da autarquia o pagamento do 13º salário. O cálculo desse abono funciona da mesma forma que para o trabalhador contratado com carteira assinada. No caso dos cadastrados em algum benefício previdenciário, ele poderá sacar o correspondente a 1/12 de cada parcela mensal recebida.
Quem entrou no INSS apenas esse ano também tem direito ao 13º salário, mas precisa fazer o cálculo de acordo com a quantidade de meses em que recebeu o benefício. Por exemplo, se o beneficiário passou a receber a sua aposentadoria ou pensão em julho de 2022, poderá sacar o 13º salário proporcional aos seis meses em que foi beneficiário.
Cálculo:
Salário bruto / 12 x número de meses como beneficiário = valor do 13° salário.
Use a calculadora de 13º salário do FDR para saber quanto você vai receber de abono do INSS neste final de ano. Insira o valor da sua parcela mensal e o número de meses que recebeu o benefício neste ano.
Diferente dos brasileiros que trabalham em regime CLT e recebem o décimo terceiro em duas parcelas, os cadastrados no INSS são beneficiados com o abono em cota única, que tem pagamento previsto para novembro e dezembro, de acordo com o calendário do Instituto.
Dos 36 milhões de brasileiros que são beneficiários do INSS, alguns não têm o direito de receber o abono salarial de natal, conhecido como 13º salário. Cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na Renda Mensal Vitalícia (RMV) não recebem o abono especial do final do ano.
Aqueles cadastrados no Benefício de Prestação Continuada não entram no grupo que receberá o 13º por se tratar de um benefício assistencial, e não previdenciário. Já a Renda Mensal Vitalícia é um benefício que já foi extinto, permanecem recebendo a RMV os que já tinham este direito até o ano de 1995.
Quem tem direito de receber o 13º salário do INSS
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão.
Calendário de pagamento do 13º do INSS para quem recebe até um salário mínimo
- Benefício com final 1 – 24 de novembro;
- Benefício com final 2 – 25 de novembro;
- Benefício com final 3 – 28 de novembro;
- Benefício com final 4 – 29 de novembro;
- Benefício com final 5 – 30 de novembro;
- Benefício com final 6 – 1 de dezembro;
- Benefício com final 7 – 2 de dezembro;
- Benefício com final 8 – 5 de dezembro;
- Benefício com final 9 – 6 de dezembro;
- Benefício com final 0 – 7 de dezembro.
Calendário de pagamento do 13º do INSS para quem recebe mais que um salário mínimo
- Benefício com final 1 e 6 – 1 de dezembro;
- Benefício com final 2 e 7 – 2 de dezembro;
- Benefício com final 3 e 8 – 5 de dezembro;
- Benefício com final 4 e 9 – 6 de dezembro;
- Benefício com final 5 e 0 – 7 de dezembro.