Nesta segunda-feira (31), um dia após a eleição de Lula, o Ibovespa registrou alta. No fechamento, o principal índice da bolsa de valores brasileira elevou 1,31%, a 116.037 pontos. Ao longo do dia, o mercado esperava por indicações sobre as políticas a serem adotadas pelo futuro presidente da República.
No pregão da última sexta-feira (28), o índice da bolsa de valores encerrou em queda de 0,09%, a 114.539 pontos. Diante do resultado apresentado na primeira sessão desta semana, o Ibovespa acumula aumento de 5,45% neste ano.
No mês de outubro, o índice da bolsa de valores fechou em alta de 5,42%. O mês foi marcado pela grande volatilidade causada pelas eleições 2022. Outro fator de oscilação no mercado foi relativo às ações do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) para as taxas de juros locais.
Com a eleição de Lula, o mercado espera por sinalizações de quem fará parte da equipe econômica pelos próximos quatro anos.
Em nota, os analistas do Safra comentam que não existiu contestação por parte de Bolsonaro sobre a definição das eleições. Isso porque os aliados do atual presidente reconheceram a vitória do petista.
Conforme os analistas, agora, é esperada a transição de governo. Devido ao Congresso estar mais inclinado para a direita — com um pleito presidencial bastante apertado —, demandará “intensas e desgastantes negociações por parte do novo presidente”.
Ações que se destacaram na bolsa de valores nesta segunda
Pelo lado negativo, as ações da Petrobras e do Banco do Brasil puxaram para baixo o Ibovespa. As ações ordinárias e preferenciais da petroleira caíram, respectivamente, 7,04% e 8,47%. Já os ativos do BB recuaram 4,64%.
Já pelo lado positivo, houve alta no setor de educação e varejo. Os papéis do Yduqs subiram 5,42%. Isso aconteceu em meio ao tom de Lula focado na educação.
Com a perspectiva de medidas socioeconômicas, também houve elevação em ações das Lojas Renner, Magazine Luíza e Assaí.
Como a bolsa de valores reagiu à vitória de Bolsonaro em 2018?
Há quatro anos, a bolsa de valores também registrou bastante oscilação no período eleitoral.
Em 29 de dezembro de 2018, um dia após a eleição de Bolsonaro, o Ibovespa chegou a apresentar um recorde intradia — superando o nível dos 88 mil pontos. Contudo, o principal índice da B3 encerrou em baixa de 2,24%, a 83.796 pontos.
A abertura favorável acontece em meio às perspectivas do mercado de que o Bolsonaro adotaria uma equipe econômica reformista e liberal. Apesar disso, conforme a Reuters, o mercado ainda esperava mais detalhes.
Confira a calculadora de investimento do FDR: