Ministro da Educação terá que explicar cortes no orçamento para 2023

Comissão vai ouvir o Ministro da Educação sobre o último corte de verbas proposto para o orçamento para 2023. Ministro terá que explicar alguns pontos importantes que têm levantado muitos debates. Veja quais são eles.

Ministro da Educação terá que explicar cortes no orçamento para 2023
Ministro da Educação terá que explicar cortes no orçamento para 2023 (Imagem: FDR)

Na próxima quinta-feira, 3, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados vai realizar uma audiência pública que deve esclarecer alguns pontos polêmicos sobre o orçamento para 2022. Será ouvido o atual ministro da educação, Victor Godoy Veiga. A reunião será realizada no plenário 10, às 9 horas.

Ministro da Educação esclarece orçamento para 2023

A audiência foi solicitada pelos deputados Rogério Correia (PT-MG), Kim Kataguiri (União-SP) e Dr. Jaziel (PL-CE), eles querem que o ministro esclareça os seguintes pontos:

Orçamento 2023

Já está no Congresso Nacional o Projeto de Lei Orçamentária para 2023 e o que chama a atenção são os cortes propostos pela atual gestão do país:

Além disso, o governo Bolsonaro também vetou o reajuste da merenda escolar, o último foi feito em 2017, e até mesmo o orçamento para a compra de livros didáticos está ameaçada.

No final do mês setembro o Planalto editou um decreto com um bloqueio adicional de R$ 2,6 bilhões do orçamento para esse ano; o setor mais afetado foi justamente a educação.

Com a eleição de Lula, muitos especialistas afirmam que o novo presidente terá um grande desafio para recompor o orçamento para o próximo ano.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile