Eleições 2022: Quem é Henrique Meirelles, possível ministro da Economia caso LULA seja eleito

Você conhece o economista Henrique Meirelles? Ele trabalhou como Secretário Estadual da Fazenda no governo de João Dória como governador de São Paulo, foi também Ministro da Fazenda ao longo do governo Michel Temer e atuou ainda como presidente do Banco Central do Brasil no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Dentre os diversos cargos que ocupou no mercado financeiro, Henrique de Campos Meirelles foi presidente do Bank Boston, tendo sempre se destacado na inciativa provada.

Por conta de sua reconhecida carreira no mercado internacional, Meirelles comandou o Banco Central do Brasil por mais tempo até hoje, entre 2003 e 2010. Ele possui o mérito de ter conseguido baixar a inflação pela metade em sua atuação como presidente do BC.

Outro destaque em sua carreira é de ter conseguido reduzir a taxa de juros para o menor patamar da história. 

Ele teve também uma atuação muito relevante no governo de Michel Temer, quando ajudou a aprovar vários projetos de lei que tinham objetivo de alcançar uma liberdade econômica maior.

Filiado ao MDB e candidato a Presidente do Brasil nas eleições de 2018, possui patrimônio de cerca de R$ 377 milhões.

Henrique Meirelles nasceu na cidade de Anápolis, no estado de Goiás. Na década de 1960 veio para São Paulo para estufar engenharia civil na Universidade de São Paulo (USP). Depois da conclusão do curso, fez MBA pelo Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Anos depois, ele cursou o Advanced Management Program pela Harvard Business School. A especialidade deste curso é o preparar executivos para assumir a presidência de grandes corporações.

Seu currículo tem ainda o título de doutor honorário concedido pelo Bryant College.

Henrique Meirelles na política 

Meirelles voltou ao Brasil em 2002 e através do PSDB, se candidatou a deputado federal em Goiás. Ele foi o mais votado no estado naquele ano.

Já em 2003, após ser eleito, saiu do seu partido e foi escolhido por Lula, presidente do Brasil na época, como presidente do Banco Central.

Entre os destaques de sua carreira, está a implementação de um novo regime fiscal para o país por meio do teto de gastos, emenda constitucional que estabeleceu um limite para os gastos do Governo Federal por 20 anos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.