Quando o consignado do Auxílio Brasil vai cair na sua conta? Veja os novos prazos da Caixa

Apesar dos esforços do Tribunal de Contas da União (TCU) em suspender as operações do consignado do Auxílio Brasil, bancos como a Caixa Econômica Federal (CEF) continuam oferecendo a linha de crédito. De agora em diante, os segurados devem se atentar aos novos prazos para liberação dos valores. 

Quando o consignado do Auxílio Brasil vai cair na sua conta? Veja os novos prazos da Caixa
Quando o consignado do Auxílio Brasil vai cair na sua conta? Veja os novos prazos da Caixa. (Imagem: FDR)

O prazo padrão para liberação dos valores contratados a partir do consignado do Auxílio Brasil costuma ser de dois dias úteis na maior parte das 12 instituições financeiras habilitadas para operar a linha de crédito. 

Após o pedido de suspensão do consignado do Auxílio Brasil, a Caixa Econômica paralisou as operações durante 24 horas na última segunda-feira, (24), para reparos técnicos. Desde então, solicitou ao Ministério da Cidadania a ampliação do prazo de concessão dos valores de dois para cinco dias úteis. 

Embora a instituição financeira tenha afirmado que o Ministério da Cidadania sinalizou que a ampliação do prazo pode ser aprovada, nenhum comunicado oficial foi divulgado até o momento.

No que diz respeito à solicitação do TCU, a Caixa disse que congelou as liberações do consignado do Auxílio Brasil por 24 horas durante a última segunda-feira, (24).

Esse prazo foi o intervalo dado pelo TCU para o banco dar explicações sobre a linha de crédito. Se a ampliação do prazo for oficializada, o crédito do consignado do Auxílio Brasil solicitado até a próxima sexta-feira, (27), poderá ser liberado apenas na próxima semana.

Quais as regras do empréstimo do Auxílio Brasil?

De acordo com a Lei nº 14.431, de 3 de agosto, o beneficiário poderá comprometer até 40% do salário social. Assim que o beneficiário obter o crédito e o prazo para quitar as parcelas começar, o cidadão passará a receber somente a diferença, uma vez que o valor correspondente a parcela do empréstimo será descontado diretamente do salário

A dívida deve ser quitada no prazo de 24 meses mesmo se o cidadão for excluído da folha de pagamento do benefício.  O empréstimo consignado do Auxílio Brasil será submetido a uma taxa de juros de até 3,5% ao mês. O percentual exato será definido por cada banco, desde que respeite o teto mencionado.

Quem tem direito ao empréstimo do Auxílio Brasil?

Como o próprio nome indica, o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil é concedido exclusivamente aos beneficiários do programa social. Atualmente, a transferência de renda atende 20,65 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social. Dados do Ministério da Cidadania indicam que 70% dos brasileiros vivem nestas condições. 

Para fazer a solicitação do consignado do Auxílio Brasil é preciso:

  • Estar inscrito no Auxílio Brasil, com renda familiar de até R$ 205,00 por pessoa;
  • Estar com os dados atualizados no Cadastro Único;
  • Autorizar presencialmente a solicitação do crédito consignado.

O banco está autorizado a consultar informações pessoais e bancárias relativas ao titular do benefício, sendo que estes dados são necessários para efetivação do contrato.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.