Paulo Guedes defende tirar universidades do Ministério da Educação

Fala do Ministro da Economia foi durante participação em evento no Espírito Santo. Para ele retirar as universidades do Ministério da Educação aproximaria as instituições de empresas privadas. Entenda melhor essa fala.

Paulo Guedes defende tirar universidades do Ministério da Educação
Paulo Guedes defende tirar universidades do Ministério da Educação (Imagem: FDR)

Na última quarta-feira, 26, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, participou de um evento no Espírito Santo. Em seu discurso para empresários e alunos da Fucape Busness School, ele defendeu que as universidades sejam separadas do Ministério da Educação.

Separação das universidades do Ministério da Educação

Para o ministro o ideal seria passar a responsabilidade das instituições de ensino superior para o Ministério da Ciência e Tecnologia.

“Eu não posso dar muito palpite. Mas uma coisa que me atrai é pegar o ensino superior e tirar do Ministério da Educação e fazer a fusão com o Ministério da Ciência e Tecnologia, que, por sua vez, cola nas empresas”, afirmou ele em seu discuros.

A ideia de Guedes é uma espécie de financiamento do ensino superior por parte da iniciativa privada, segundo ele, isso poderia levar a uma qualificação profissional maior, aumentando a mão de obra disponível para o mercado de trabalho.

A Petrobras está colada na PUC lá do Rio, tá fazendo instalações de pesquisa. Está todo mundo colando nas universidades, financiando pesquisa e treinando mão de obra. A gente precisa dessa conexão com o mercado de trabalho. É bom para a empregabilidade desse capital humano especializado”, afirmou ele

Acontece que, partindo desse pensamento, quais seriam os empresários a financiar os cursos de licenciatura? Essa é uma pergunta real e preocupante, afinal, esses cursos trazem retorno direto exatamente para as instituições.

“Então, se dependesse de mim, eu pegava essa parte de ensino superior e jogava para o Ministério de Ciência e Tecnologia e as empresas e fazia até um plano qualquer… você deduziria do Imposto de Renda treinando gente para você”, acrescentou o ministro.

Vale lembrar que a oferta de educação é um dos deveres do Estado.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.