Eleições 2022: Quais ECONOMISTAS estão apoiando LULA?

Na última segunda, 24, o casal Teresa e Candido Bracher, convidaram cerca de 650 pessoas para um evento em São Paulo, em apoio ao candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os convidados que pediram votos ao petista, estavam a senadora Simone Tebet, o economista Arminio Fraga e a deputada federal Marina Silva.

No encontro estavam ainda economistas, advogados, empresários de diversos setores optaram que manifestaram seu apoio a Lula.

O objetivo deste encontro foi o de tentar convencer as pessoas indecisas a votar em Lula. Porém, entre as pessoas presentes o esforço não teve que ser grande. Muitos já chegaram decididos a votar no petista. A questão era se eles iam declarar o voto de forma pública. 

O ex-presidente do Banco Central, Arminio Fraga, disse que ser liberal sempre foi o melhor caminho e que chegou a pensar em anular o seu voto. Porém, em sua visão, Bolsonaro representa o retrocesso. “Vi que a realidade (com Bolsonaro) foi se impondo.” Fraga afirmou que irá votar em Lula com convicção e que sua escolha é pelo Brasil que ele quer ver para o futuro.

“É uma obrigação cívica se colocar a favor da integridade das instituições”, afirmou ao Valor Pedro Wongtschowski, presidente do conselho de administração do grupo Ultra, proprietário da rede de postos Ipiranga.

Este será o primeiro voto em Lula de Fernando Reinach, biólogo e um dos gestores do fundo Pitanga, que investe em empresas ligadas com inovação. “Eu estava decidido a anular. Mas cheguei à conclusão que anular seria achar que os dois são iguais, o que não é verdade”, disse ele.

Na visão de Simone Tebet, o apoio ao candidato Lula é na verdade um voto de confiança de que ele possa governar com uma frente mais ampla, não sendo somente um voto no PT.

Ela acredita que conseguirá converter os votos dos indecisos. Tebet disse a Faria Lima que o Bolsonaro não é exatamente o candidato que obedece o teto de gastos. Ela disse acreditar que Lula discutirá uma âncora fiscal que englobe os programas sociais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.