Paulo Guedes tem previsão OTIMISTA para economia brasileira

Recentemente, o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que caso o crescimento da economia doméstica se mantivesse ao longo do próximo bimestre, o crescimento do Brasil superaria o da China.

Segundo o ministro, que voltou de encontros do Banco Mundial (Bird) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington, existe um reconhecimento do bom desempenho do Brasil.

“Nossa inflação caiu de 12,5% para 5,5% este ano e a deles subindo, há desorganização do mercado na Inglaterra, greve na França, estagflação nos EUA. O Brasil possivelmente está crescendo mais do que a China. Se crescermos nos próximos dois meses, passamos a China também”, afirmou Guedes no Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária “Brasil Export”, que aconteceu em Brasília.

“Temos que ter confiança no Brasil. É um grande País, uma grande nação, com uma democracia que está funcionando”, disse o ministro.

Ele afirmou ainda que o país terá um crescimento em sua economia de 3% por dez anos caso siga na plataforma de atuação do governo atual comandado por Jair Bolsonaro. “Esta mensagem é muito clara. É até singela porque está acontecendo repetidamente”, falou.

Guedes ainda elevou sua projeção em sua apresentação: “O Brasil pode crescer 3%, 3,5%, 4% por dez anos”. Segundo ele, o Brasil está em movimento de crescimento, ao passo que no exterior está a “maior confusão”, um cenário bastante turbulento.

O ministro se referiu ao candidato à presidência Lula em tom de crítica ao dizer que “Ficam falando de picanha e cerveja. Não têm noção do que aconteceu”. 

Guedes também destacou que o Brasil ficou na última posição no PISA, um relatório da OCDE a respeito do desempenho da educação, com crescimento zero.

O ministro se queixou do que classificou como uma má percepção do que aconteceu com a arquitetura fiscal. “Estamos em momento decisivo. Lá fora, está muito claro que Brasil é a maior fronteira aberta de investimentos”, disse.

Por fim, ele afirmou ainda que o real foi a moeda que mais se valorizou contra o dólar atualmente. Guedes citou também dados melhores do mercado de trabalho e sobre o cenário fiscal. “Falam em bomba fiscal de R$ 200 bilhões em 2023, mas temos reserva de liquidez de R$ 800 bilhões. O Brasil sabe enfrentar os problemas e está se saindo bem”, disse.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.