Matrícula escolar para 2023 termina em breve no Paraná. Confira calendário

Pais e responsáveis pelos estudantes da rede estadual do Paraná têm até a próxima semana para fazer a matrícula escolar 2023. Rede conta com cerca de 1 milhão de estudantes matriculados na educação básica. Saiba como fazer o procedimento.

Matrícula escolar para 2023 termina em breve no Paraná. Confira calendário
Matrícula escolar para 2023 termina em breve no Paraná. Confira calendário (Imagem: FDR)

Termina na próxima segunda-feira, 31, o prazo para matrícula escolar 2023 e rematrícula na rede estadual de ensino do Paraná. Também será encerrado o período de solicitação de mudança de instituição de ensino e de escolha da grade do Novo Ensino Médio.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o Paraná tem cerca de 1 milhão de estudantes matriculados em mais de 2.100 colégios.

Matrícula escolar 2023 no Paraná

O procedimento de rematrícula é voltado aos estudantes matriculados na Ensino Regular; Ensino Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA) que desejam estudar em alguma unidade da rede estadual no próximo ano.

Para fazer o procedimento, tanto de matrícula quanto de rematrícula, é necessário acessar a Área do Aluno; a primeira etapa é a atualização cadastral, procedimento que deve ser feito pelos pais, responsáveis ou pelo próprio aluno.

Depois é necessário realizar as etapas para a efetivação da matrícula escolar.

E, a partir do dia 11 de novembro será possível verificar o resultado do pedido e efetuar a matrícula diretamente na instituição escolhida.

Se o pedido não for atendido, o estudante permanecerá no colégio de referência para a conclusão do processo e, depois, poderá entrar na lista de espera para um vaga em outra instituição.

Para os estudantes do ensino médio, além de selecionar a escola, também é necessário escolher o itinerário formativo relacionado ao Novo Ensino Médio.

“Neste ano da implementação do novo ensino médio esse é o grande diferencial, o aluno não escolhe apenas a escola em que vai estudar, mas escolhe parte do percurso formativo que ele vai ter. E pra isso, durante 2022, ele já teve o apoio para reflexão e pensamento dentro do componente curricular [disciplina] Projeto de Vida”, explica a coordenadora do novo ensino médio da Secretaria, Vanessa Ruthes.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.