Matrícula 2023 começa a valer no Amapá

O Governo do Amapá deu início à Matrícula 2023 para as escolas da rede estadual de ensino; além das escolas municipais de Macapá e Santana. Essa primeira etapa de cadastro não garante o acesso à vaga, mas, é importante para os outros processos que serão feitos.

Matrícula 2023 começa a valer no Amapá
Matrícula 2023 começa a valer no Amapá (Imagem: FDR)

Estudantes da rede pública do Amapá devem participar da Chamada Escolar, primeira etapa da matrícula 2023 na rede estadual. O procedimento deve ser feito pelos pais ou responsáveis dos estudantes da Educação Infantil (creches e Pré-escolar); Ensino Fundamental anos iniciais 1º ao 5º ano; Ensino Fundamental anos finais 6º ao 9º ano. Além dos alunos do Ensino Médio tempo parcial e integral da 1ª a 3ª série; na 1ª a 4ª Etapas do Ensino Fundamental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e 1ª e 2ª Etapas do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos.

Matrícula escolar no Amapá

A primeira etapa da matrícula é a chamada escolar, ela não garante o acesso à vaga, mas, é importante que seja realizada, pois, serve de base para possíveis planejamentos.

“A Chamada Escolar é uma medida estabelecida em norma fundamental e necessária para a realização da matrícula escolar, e tem como propósito identificar a demanda de estudantes que pleiteiam vagas na rede pública Estadual e Municipal. É parte de um conjunto de etapas/ações essenciais ao planejamento educacional, o processo ocorrerá em regime de colaboração entre Estado e Municípios”, afirma a Secretaria de Educação do Amapá.

A chamada escolar pode ser feita até as 23h e 59min de 17 de novembro de 2022; são duas formas disponíveis para realizar o procedimento:

VIA INTERNET: para os interessados em estudar nas escolas públicas localizadas nas zonas urbanas e rurais nos municípios, nesse caso o procedimento deve ser feito pelo site Escola Pública AP;

POR MEIO DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO IMPRESSO: procedimento disponível somente para as vagas nas escolas estaduais e municipais localizadas na zona rural dos Municípios que não possuem acesso à internet. Para fazer o preenchimento é necessário procurar uma escola localizada na zona rural.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile