Locais de prova do ENEM 2022 estão disponíveis; mas site apresenta instabilidade

Os mais de 3.396.00 inscritos no ENEM 2022 já podem consultar os locais de prova dessa edição. As provas do exame, impressas e digitais, serão aplicadas no próximo mês de novembro em todo o país.

Locais de prova do ENEM 2022 estão disponíveis; mas site apresenta instabilidade
Locais de prova do ENEM 2022 estão disponíveis; mas site apresenta instabilidade (Imagem: FDR)

Na manhã dessa segunda-feira, 24, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou os Cartões de Confirmação de inscrição que contêm os locais de prova do Enem 2022. Nesse ano teremos a terceira aplicação das provas digitais, que acontecem nos mesmos dias da versão impressa.

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio 2022 acontecerá nas seguintes datas:

  • 13 de novembro: 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas e redação.
  • 20 de novembro: 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Consulta aos locais de prova do Enem 2022 e instabilidade

O exame gera grande expectativa nos estudantes de todo o país, afinal, ele é uma importante porta de entrada no ensino superior, normalmente já nos primeiros minutos o sistema recebe centenas de acessos ao mesmo tempo.

Nesse ano o sistema apresentou instabilidade que ocasionou em mensagens como: “falha de comunicação”; e mensagens de erro/expiração do tempo de navegação.

Segundo o INEP essa instabilidade foi ocasionada por uma manutenção na plataforma ‘gov.br’ do Ministério da Economia. Caso você tente acessar a Página do Participante e receba alguma mensagem de erro, nosso conselho é que espere um pouco e tente o acesso novamente.

“Não há qualquer tipo de inconsistência na Página do Participante do Enem e, assim que o acesso ao gov.br for normalizado, todos os participantes conseguirão conferir o Cartão de Confirmação de Inscrição“, informou o INEP em sua página oficial.

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituto em 1998 como uma forma de avaliar a educação básica no país; em 2009 passou a ser utilizado também como uma forma de ingresso no ensino superior, por sinal, é a principal atualmente.

Programas como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Programa Universidade para Todos (ProUni) utilizam a nota do exame para conceder vagas em instituições de todo o país. Outra forma de utilização da nota é o e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Além disso, as instituições ainda podem realizar seleções próprias, inclusive, diversas instituições portuguesas já firmaram convênio com o INEP para utilização na nota em seleções.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.