Empréstimos pessoais estão MAIS caros em Outubro. Confira bancos com juros mais ALTOS

Pontos-chave
  • Empréstimos pessoais estão com juros 2,78% mais altos em média
  • Bradesco e Itaú puxaram a alta

Em outubro, a taxa média do empréstimo pessoal entre os grandes bancos do país teve um crescimento de 2,78%, de acordo com o levantamento realizado mensalmente pelo Procon-SP. A taxa média de outubro ficou 0,20 ponto percentual acima da que foi registrada em setembro.

O levantamento foi feito no último dia 3, e revelou que os encargos em outubro são de 7,40% em média. No mês passado, os encargos estavam em 7,20% em média.

Razões da alta 

As altas aplicadas especialmente pelo Bradesco e pelo Itaú, contribuíram para as altas de outubro. O Bradesco subiu sua taxa de 9,76% para 9,78% (um aumento de 0,02 ponto percentual, o que representa uma variação de 0,20%); e o Itaú aumentou a taxa de 8,34% para 9,53% (aumento de de 1,19 ponto percentual, p que representa uma variação de 14,27%).

Este levantamento é feito todos os meses pelo núcleo de pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor nos bancos Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

A Caixa é o banco que está praticando a taxa de juros mais baixa, com encargos de 4,72%. Por outro lado, a taxa mais alta é do Bradesco, com 9,78%. De acordo com o Procon-SP, estas variações servem para reforçar a importância de se avaliar as diversas modalidades de crédito e sempre comparar os prazos, percentual e montante de juros.

Taxas praticas pelos bancos em Outubro de 2022

Bradesco 9,78%
Itaú 9,53%
Santander 7,89%
Banco do Brasil 6,57%
Safra 5,90%
Caixa Econômica Federal 4,72%

Cheque especial

Nos bancos pesquisados, a taxa média cobrada para o cheque especial foi de 7,96% ao mês. A taxa média dessa modalidade de crédito segue inalterada desde fevereiro do ano passado. De acordo com a resolução do Banco Central do Brasil de novembro de 2019, a cobrança da taxa de juros do cheque especial é limitada a 8% para pessoa física.

Como conseguir melhores condições em tempos de juros altos 

Em meio a um cenário econômico conturbado, muitas pessoas acabaram endividadas e passaram a ver os empréstimos como uma maneira de regularizar sua situação. Mas será que diante da alta dos juros, pedir um empréstimo é a melhor saída?

No país, existem muitas opções de instituições bancárias que ofertam a modalidade de empréstimo, assim decidir qual é a melhor opção não é uma tarefa fácil. Cada banco apresenta uma oferta distinta de crédito, com condições diferentes, que podem ou não ser vantajosas. Sendo assim, é fundamental que a pessoa esteja ligada a todas as condições e possibilidades, para escolher a que mais se encaixa ao seu perfil.

Uma grande recomendação para quem precisa de um empréstimo, nesse período de juros altos, é que o pedido seja simulado em mais de uma instituição financeira para que as opções sejam comparadas e, assim, a melhor oferta adquirida.

Para liberar e definir as condições do crédito, os bancos consideram algumas informações, como: idade, endereço, profissão, renda financeira, score em instituições de proteção ao crédito e histórico de pagamento. Quanto mais atualizadas forem estas informações,  maior será a chance de ter o empréstimo aprovado.

Além disso, existem opções de crédito que possuem taxas de juros mais baixas, como o refinanciamento de imóvel ou veículo, o empréstimo consignado e o empréstimo FGTS. Então, vale a pena optar por essas modalidades, se possível, para fugir dos juros altos.

Uma opção para recorrer em momentos como este é a fintech FinanZero, que é pioneira no mercado de crédito brasileiro.

A FinanZero, fintech pioneira no mercado de crédito brasileiro, atua como um buscador de empréstimos online, possibilitando a escolha da oferta mais vantajosa para o solicitante de crédito.

“Para conseguir um bom empréstimo e com taxas de juros equilibradas, é muito importante que o solicitante pesquise opções e se planeje financeiramente, para não desequilibrar, ainda mais, sua própria situação financeira”, afirma Olle Widén, CEO da FinanZero.

Widén reforça ainda que todos devem estar atentos a possíveis golpes prometendo condições mais acessíveis – e até empréstimos sem juros – realizados por pessoas mal intencionadas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.