NUBANK atinge marca SURPREENDENTE e deixa grande banco para trás

O Nubank é atualmente o banco digital mais popular do Brasil e acabou de atingir uma marca invejável. O banco agora é a quinta maior instituição financeira do país em quantidade de clientes, segundo dados do Banco Central.

O Nubank possui atualmente, de acordo com o BC, cerca de 64,8 milhões de clientes apenas no Brasil. A fintech havia informado recentemente que possui 70 milhões de clientes no total entre Brasil, México e Colômbia. Os dois últimos países citados são lugares em que o banco está começando a expandir.

No 1º trimestre de 2022, o Nubank possuía 54,74 milhões de clientes contra 58,04 milhões do Santander. O BC não divulgou os dados do 2º trimestre em decorrência da greve dos funcionários públicos.

O Santander e o Nubank ganharam mais clientes entre o 1º e o 3º trimestre do ano. O Santander teve um crescimento de 2,9 milhões, o que representar uma alta de 5%. Já o Nubank cresceu em 10 milhões de clientes,  um aumento de 18,4%.

O banco digital está agora atrás da Caixa Econômica Federal (148,3 milhões), Bradesco (101,7 milhões), Itaú (95,4 milhões) e Banco do Brasil (73,5 milhões). Os 5 maiores possuem 483 milhões de clientes.

Reclamações 

Também foi destacado pelo Banco Central do Brasil que o Nubank possui a menor taxa de reclamações válidas junto ao órgão regulador no terceiro trimestre do ano entre as quinze maiores instituições do Brasil.

Nubank e as criptomoedas

No início do ano que vem, o Nubank irá lançar o token Nucoin com objetivo de aprimorar seu programa de fidelidade. O banco digital possui cerca de 70 milhões de clientes em toda América Latina e em junho deste ano, lançou a oferta de compra e venda e armazenamento de bitcoin, USDP e ethereum, em um projeto com a Paxos. Segundo o Nubank, a instituição conseguiu atingir 1,8 milhão de clientes brasileiros neste segmento.

Esta iniciativa é parecida com a do Banco Original, que lançou um utility token. Num primeiro momento, a novidade do Original será para uso em sua plataforma de benefícios. O Mercado Livre, que da mesma forma que o Nubank entrou em criptomoedas, também lançou o Mercado Coin, que concede acesso a benefícios na plataforma.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.