IFPI retoma VESTIBULAR após anos sem aplicação das provas

Em evento recente o IFPE anunciou a retomada da aplicação do vestibular para três modalidades de cursos. O edital traz a oferta de 2.265 vagas, com abertura de inscrições no próximo mês e aplicação das provas em janeiro do próximo ano.

IFPI retoma VESTIBULAR após anos sem aplicação das provas
IFPI retoma VESTIBULAR após anos sem aplicação das provas (Imagem: FDR)

Depois de 13 anos sem provas, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) anunciou oficialmente que vai retomar a aplicação do Vestibular como forma de ingresso em seus cursos superiores. Além do anúncio feito na última terça-feira, 18, a reitoria da instituição também divulgou o edital do processo seletivo.

Para o próximo ano letivo o FPI vai oferecer 2.265 vagas em 58 cursos de 17 campis espalhados pelo estado do Piauí; desse total, a instituição reserva uma porcentagem para candidatos com deficiência e para quem cursou o ensino médio integralmente em escola pública.

Vestibular IPFI 2023

As vagas são em cursos de licenciatura, bacharelado e tecnologia, todos presenciais; confira abaixo a lista de formações disponíveis:

Inscrições

O período de inscrições vai de 10 de novembro a 12 de dezembro, e elas podem ser feitas pela internet, no site Seleção IFPI, com pagamento de taxa no valor de R$ 40.

Até o dia 31 de outubro, os candidatos com renda familiar por pessoa igual ou inferior a R$ 1.818,00 e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição.

As provas de seleção serão aplicadas no dia 15 de janeiro de 2023; serão 60 questões de múltipla escolha mais uma produção de um texto, dissertativo-argumentativo, no gênero prosa.

O resultado final será divulgado a partir do dia 13 de fevereiro de 2023.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile