Tem pouco mais de 14 dias que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil começou a valer oficialmente, após ordem do Ministério da Cidadania. Depois de pelo menos 6 meses de espera pelo produto, os clientes que tiveram contato com o produto relataram uma série de problemas. Entre elas, a cobrança de taxa extra, prática de venda casada, e até mesmo o cancelamento do crédito financeiro.
A Caixa Econômica Federal, principal banco representante do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, tem sido também aquele que mais acumula reclamações. Na sexta-feira,21, o banco paralisou os sistemas e interrompeu os pedidos pelo crédito financeiro pelo menos até a manhã desta segunda-feira, 24. Segundo relatos, até mesmo quem cumpriu com os requisitos estava tendo o cancelamento automático do seu pedido.
O banco alegou um número excessivo de acessos no Caixa Tem, poupança social digital, onde os pedidos online pelo consignado estavam sendo feitos. Por isso, aqueles que tiveram a sua solicitação cancelada, podem tentar um novo pedido. O bloqueio dos sistemas do banco foram temporários, e retomaram às 07h00 desta segunda-feira, 24, segundo a vice-presidente do banco, Danielle Calazans.
Quem pode pedir o empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Antes de pedir o empréstimo consignado do Auxílio Brasil é preciso entender quem realmente pode fazer essa solicitação. Independente da atualização dos sistemas do Caixa Tem, que foi um intervalo temporário, se o cidadão não cumprir com os requisitos ele não poderá ser contemplado.
As exigências do governo federal são:
- Receber o Auxílio Brasil há pelo menos 90 dias;
- Estar com o CPF em situação regular junto a Receita Federal;
- Ter respondido a todas as convocações do Ministério da Cidadania.
Depois de fazer a solicitação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, o beneficiário precisará responder a um questionário mostrando que entendeu como funcionará o procedimento de débito em conta para pagamento das parcelas, além das cobranças de um modo geral.
Cancelamento do consignado do Auxílio Brasil no Caixa Tem
De acordo com a Caixa Econômica, o cancelamento do empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi motivado pelo grande número de pedidos pelo produto. De acordo com o banco, novas solicitações já podem ser feitas online, em uma agência ou casa lotérica mais próxima.
Conforme relatos, o banco ainda tem sido acusado de venda casada, ao cobrar um seguro prestamista, que cobre o pagamento das parcelas mesmo em caso de morte ou invalidez do titular. A quantia é de R$ 65, mas não pode ser adicionado ao serviço sem consentimento do beneficiário, segundo regras do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
Se você solicitou o consignado do Auxílio pelo app CAIXA Tem e ainda não recebeu, aparece "Em processamento" há mais de 2 dias ou se aparece "Cancelado…” você pode pedir de novo no app CAIXA Tem ou procurar uma Lotérica, Correspondente CAIXA Aqui ou agência da CAIXA.
— Daniella Marques (@soudanimarques) October 21, 2022