Alvo de polêmicas nas Eleições, entenda como funciona a MONETIZAÇÃO de canais no YOUTUBE

Na última quinta-feira (20), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por maioria, confirmou a suspensão, até o dia 31 de outubro deste ano, da monetização de quatro canais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro no YouTube. Os canais atingidos foram o Brasil Paralelo, Foco Brasil, Folha Política e Dr. News.

Alvo de polêmicas nas Eleições, entenda como funciona a MONETIZAÇÃO de canais no YOUTUBE
Alvo de polêmicas nas Eleições, entenda como funciona a MONETIZAÇÃO de canais no YOUTUBE (Imagem: Montagem/FDR)

Os canais no YouTube são mantidos por pessoas jurídicas. Diante da decisão do TSE, está proibido o impulsionamento de conteúdo políticos-eleitorais por essas companhias até o fim do segundo turno das eleições 2022.

O Plenário ainda suspendeu a exibição do documentário da Brasil Paralelo, chamado de “Quem mandou matar Jair Bolsonaro?”. A medida também vale para a mesma data, sob pena de multa em caso de descumprimento.

O julgamento aconteceu na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que foi apresentada pela Coligação Brasil da Esperança contra Jair Messias Bolsonaro, Walter Souza Braga Neto e outros.

A coligação solicitou a apuração de utilização indevida dos meios de comunicação, abuso de poder político e econômico, com o uso de redes sociais por um grupo de pessoas para promover deliberada produção e difusão exponencial de notícias sabidamente falsas contra Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a coligação, existe um “verdadeiro ecossistema de desinformação engendrado e financiado em benefício de determinadas candidaturas e prejuízo de outras.

Como ganhar dinheiro na internet em 2022: 8 opções para fazer renda extra

Como funciona a monetização de canais no YouTube

No YouTube, os produtores de conteúdo podem obter remuneração por meio dos conteúdos desenvolvidos em formato de vídeos. Para ter a possibilidade de remuneração, o proprietário do canal precisa ter, pelo menos, mil inscritos, e chegar a 4 mil horas de exibição públicas em 12 meses, por exemplo.

Os valores a serem recebidos variam conforme os cliques nos anúncios exibidos, tempo em que a publicidade é vista, além de visualizações. O YouTube disponibiliza algumas formas de monetização.

Uma das mais tradicionais é por meio da receita de publicidade. Neste caso, o produtor de conteúdo é remunerado pelos anúncios exibidos na página inicial do canal. Estes são exibidos antes ou durante o respectivo vídeo.

Os pagamentos aos donos dos canais não acontecem de modo imediato. Depois de atender os critérios e realizar a inscrição no programa de parceiros, os ganhos são acumulados no mês. Já o repasse acontece no mês seguinte. O pagamento acontece por meio do Google AdSense.

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile