COPA pode ALTERAR hábitos de compra dos brasileiros na Black Friday

O Méliuz revelou recentemente os resultados de uma pesquisa de intenção de compra para a Black Friday feita com parte da sua base de mais de 25 milhões de usuários. Segundo o estudo, que tem 3% de margem de erro, 91,3% dos brasileiros pretendem comprar na data, número 20% maior em relação à pesquisa feita em 2021.

Porém, este ano tem um diferencial para a data: a semana da Black Friday será também a semana de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022. 70% dos entrevistados não sabiam que o primeiro jogo do Brasil na competição está marcado para a véspera da Black Friday, dia 24/11, às 16h. 

Sabendo da informação, 28,5% dos usuários demonstraram intenção de mudar a data planejada para compras. A maioria deste grupo, que antes havia afirmado preferência por comprar durante a semana, passou a considerar comprar na madrugada da Black Friday após saber do horário do jogo.

Ainda em razão da Copa, há expectativa de que 13,9% dos brasileiros comprem algum produto ou serviço pensando no evento esportivo, de acordo com a pesquisa. Mais de 60% pretende comprar televisão e 52,5% gostaria de comprar a camisa da seleção brasileira para curtir a Copa do Mundo. Outros itens de desejo são itens esportivos em geral (26,7%), bebidas (23,8%) e alimentos (17,8%).

Os fatores decisivos para estes usuários na hora de fechar a compra são: cashback (32,4%), preço promocional (31,3%) e frete grátis (20,5%). Para muitos, a decisão depende da loja que oferecer a melhor combinação de benefícios. “Procuro um pouco de tudo, mas a loja precisa ser de confiança. Levo em consideração o preço final considerando frete, descontos e cashback, e também o prazo de entrega”, afirma um usuário em resposta à pesquisa do Méliuz.

A pesquisa também aponta que o brasileiro deve gastar mais na Black Friday deste ano – 39% dos entrevistados estão dispostos a desembolsar um valor maior e 26,6% não têm orçamento estipulado, o que mostra que o cenário de inflação no país não desanima a maioria dos consumidores. 

Méliuz

Fundado em 2011, o Méliuz é uma empresa de tecnologia que tem como objetivo impulsionar vendas gerando tráfego qualificado para as lojas e marcas parceiras a partir do empoderamento dos consumidores por meio de uma jornada de compra fácil e integrada à oferta de serviços financeiros. 

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.