Ranking de RECLAMAÇÕES tem novo BANCO na primeira posição

O ranking onde nenhuma instituição financeira gostaria de estar tem novo líder. De acordo com o Banco Central, o conglomerado BTG Pactual/Banco Pan agora lidera o ranking de reclamações das maiores instituições financeiras, no terceiro trimestre de 2022. A liderança no ranking foi ocupado pelo C6 Bank no primeiro trimestre do ano e, agora está no segundo lugar.  

Fechando o pódio, aparece o Inter e logo depois o BMG, que anteriormente estava na terceira colocação.

A base para este ranking é um indicador que considera a quantidade de reclamações recebidas, as que são consideradas procedentes e o número de clientes que cada banco detém. Quanto mais pontos o banco atingir, pior foi o seu desempenho. 

Entre os meses de julho a setembro, o BTG Pactual/Banco Pan teve 76,14 pontos no ranking, oriundos de 1.559 reclamações consideradas procedentes em um universo de 20,5 milhões de clientes. Já o C6 Bank obteve 50,18 pontos, com 1.070 queixas. No levantamento passado, o BTG/Pan tinha somado 68,20 pontos e o C6 Bank, 77,99 pontos.

Na segunda e terceira colocação do ranking, o BTG teve 46,87 pontos, com 542 reclamações, e o Inter 36,81 pontos e 782 reclamações. Mesmo que a quantidade de reclamações direcionadas ao Inter seja mais elevada, o BMG possui cerca da metade de usuários de clientes do seu concorrente.

Na quinta colocação entre os bancos mais reclamados no terceiro trimestre aparece o Santander, que se manteve na mesma posição do trimestre passado. 

Principias reclamações 

No terceiro trimestre, as maiores reclamações foram relacionadas a irregularidades ligadas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, com 2.117 queixas, demais serviços não especificados, respondendo por 1.199 reclamações, e oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma errada, com 950 registros de queixas.

O Banco PAN é um banco brasileiro, com sede na cidade de São Paulo, no estado homônimo, controlado pelo BTG Pactual. Atua nas áreas de cartões de crédito, crédito consignado, financiamento de veículos, investimentos de renda fixa e banco digital.

Também oferece serviço imobiliário e de adquirência, por meio de aquisições de empresas com a Brazilian Mortgages e Brazilian Securities

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.