Aposentados e pensionistas devem ficar atentos as chamadas do INSS. No próximo mês, o governo federal dará início ao pagamento do 13º salário da previdência. O abono só será disponibilizado para grupos específicos. Saiba quem recebe.
É válido ressaltar que, devido a pandemia do novo coronavírus, o governo já tinha liberado parte do 13º salário para alguns segurados do INSS. O primeiro montante foi concedido em maio deste ano. Neste próximo repasse, serão contemplados os novos aposentados e pensionistas que entraram no Regime da Previdência após maio de 2022.
Quem tem direito ao 13º do INSS?
De acordo com a legislação que regulamenta a previdência, o abono natalino pode ser concedido para todos os beneficiários que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão do INSS.
Quem não tem direito ao 13º do INSS?
Já a não concessão acontece para aqueles que recebem benefícios assistenciais como o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) e Renda Mensal Vitalícia.
Calendário do pagamento do 13º do INSS
Cartões de aposentados que recebem até um salário mínimo
- Benefício final 1: recebe dia 24 de novembro;
- Benefício final 2: recebe dia 25 de novembro;
- Benefício final 3: recebe dia 28 de novembro;
- Benefício final 4: recebe dia 29 de novembro;
- Benefício final 5: recebe dia 30 de novembro;
- Benefício final 6: recebe dia 1 de dezembro;
- Benefício final 7: recebe dia 2 de dezembro;
- Benefício final 8: recebe dia 5 de dezembro;
- Benefício final 9: recebe dia 6 de dezembro;
- Benefício final 0: recebe dia 7 de dezembro.
Aposentado que recebem valor superior à R$ 1.212
- Benefício final 1 e 6: recebe dia 1 de dezembro;
- Benefício final 2 e 7: recebe dia 2 de dezembro;
- Benefício final 3 e 8: recebe dia 5 de dezembro;
- Benefício final 4 e 9: recebe dia 6 de dezembro;
- Benefício final 5 e 0: recebe dia 7 de dezembro.
Simule agora o valor do seu 13º salário
Como consultar o extrato do INSS pelo site da previdência
- Compartilhe no WhatsApp Acesse o site “Meu INSS” – o endereço de acesso: Meu INSS;
- Clique na opção “Serviços”;
- A opção fica no menu superior direito – Selecione a opção “Extratos/certidões/declarações”;
- No próximo menu, clique em “Extrato de pagamento de benefício”;
- Na tela seguinte, clique no calendário – ajuste o período que deseja retirar o extrato do pagamento do seu benefício;
- A relação com os pagamentos recebidos no período será exibida – Caso deseje imprimir ou salvar o extrato, clique na opção “Baixar PDF”.
Como consultar o saldo pelo app do Meu INSS
- Acesse o aplicativo com sua senha criada no Gov.br;
- Toque no menu principal, os três pontos ou barras no alto da tela; Selecione “Extrato de pagamento de benefício”;
- Toque no calendário e selecione o período que deseja consultar;
- A tela exibirá o extrato com os pagamentos recebidos no período escolhido;
- Para imprimir ou salvar, clique no botão “Baixar PDF”.