EMPRÉSTIMO do AUXÍLIO BRASIL foi SUSPENSO? O dinheiro precisa ser devolvido? Entenda o que aconteceu!

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi suspenso? Essa dúvida tomou conta dos beneficiários do programa social do governo que estavam na expectativa de conseguir realizar a contratação do serviço.

A Caixa Econômica Federal e outros 11 bancos receberam uma instrução para suspender o consignado do Auxílio Brasil através de um pedido do subprocurador Lucas Furtado.

A suspensão do empréstimo foi apresentada pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União e a expectativa é de que nos próximos dias possa haver alguma decisão definitiva sobre o assunto.

O empréstimo do Auxílio Brasil foi suspenso?

Na prática, o consignado ainda não foi suspenso. O processo será analisado pelo TCU e, caso seja confirmado que há a necessidade de suspensão, a medida será tomada.

De acordo com o subprocurador, a aprovação do empréstimo do Auxílio Brasil estaria sendo usado como uma medida eleitoreira.

“No cenário atual, com a aproximação do segundo turno das eleições e com as dificuldades enfrentadas pelo presidente nas pesquisas de intenções de voto, tudo indica tratar-se de medida destinada a atender prioritariamente interesses político-eleitorais, que relegam o interesse público a segundo plano, com vistas à obtenção de benefícios pessoais em detrimento da população“, disse Furtado na representação.

Quem fez o empréstimo do Auxílio Brasil vai precisar devolver o dinheiro?

Uma outra dúvida que se tornou popular tem relação com o dinheiro que já foi emprestado pelos bancos aos beneficiários do Auxílio Brasil. Afinal, vai ser preciso devolver o valor?

Assim como o Ministério da Cidadania, a Caixa Econômica Federal e os demais bancos não se pronunciaram sobre a suspensão do empréstimo pelo Auxílio Brasil.

Apesar disso, é importante destacar que os débitos gerados pela contratação do empréstimo deverão ser pagos normalmente, ou seja, ainda que haja a suspensão do consignado, os contratos já fechados deverão ser honrados tanto pelos bancos quanto pelos beneficiários.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.