Nesta quinta-feira (20), a empresa de moedas digitais Tether comunicou que oferecerá saques em dinheiro da criptomoeda Tether USD (USDT), que conta com paridade com o dólar, em mais de 24 mil caixas eletrônicos da rede Banco24 Horas. A disponibilização deve acontecer a partir de 3 de novembro.
O saque nos caixas eletrônicos acontecerá por meio da conversão da criptomoeda Tether, que tem paridade com o dólar, para reais — pela cotação no momento da operação.
Isso ocorrerá por meio do site da SmartPay, uma startup brasileira que realiza intermediação entre a TecBan, que opera os caixas eletrônicos do Banco24Horas, e Tether no Brasil.
Para realizar a operação, o interessado precisará gerar uma ordem. Será preciso indicar o CPF, e-mail e a quantia a ser convertida.
Por meio do envio da criptomoeda para o endereço fornecido, a pessoa terá acesso a um código. Este poderá ser utilizado para concluir o saque via função “saque digital” nos caixas eletrônicos.
De acordo com o CEO da SmartPay, Rocelo Lopes, as pessoas podem enviar Tether USD para saques por meio de carteiras digitais ou por meio de exchanges — desde que exista o uso da rede Tron.
Saques de dólar digital em caixas eletrônicos oferecem oportunidades
Conforme um estudo do Instituto Locomotiva, o país ainda tem 34 milhões de adultos desbancarizados. O levantamento ocorreu em janeiro do ano passado.
No entendimento da Tether, a integração da USDT da SmarPay em seu produto oferecerá, a milhões de pessoas, a oportunidades de acessar o ecossistema de moeda digital e a nova revolução financeira.
Segundo o diretor de tecnologia da Tether, Paolo Ardoino, as limitações e dificuldades causadas pela inflação e um sistema financeiro pouco inclusivo excluíram diversos brasileiros de integrar a economia crescente do país.
“Adicionar tokens de tether a caixas eletrônicos no Brasil oferece a oportunidade de incluir mais pessoas no sistema financeiro. Isso trará grandes mudanças não apenas para o setor de pagamentos, mas para todo o ecossistema financeiro brasileiro”, afirma.
Atualmente, os tokens Tether são uma das moedas digitais mais usadas na região. Em agosto, foi movimentado mais de US$ 1,4 bilhão utilizando USDT em 79,8 mil operações. Isso representa um valor médio próximo a US$ 18 mil por transação.
Confira a cotação do dólar em tempo real: