PIX Saque e Troco serão o fim dos caixas eletrônicos? Conheça novas versões!

Com pouco mais de um ano, o Banco Central lançou na última segunda-feira (29) a função PIX Saque e PIX Troco são os novos avanços do meio de pagamento eletrônico instantâneo. As novas versões fazem funções essenciais dos caixas eletrônicos.

São mais de 105 milhões de usuários do PIX e o meio de pagamento segue em crescimento. No último mês o Banco Central (BC) anunciou que os usuários poderiam usufruir da nova ferramenta de devolução. O Mecanismo Especial de Devolução facilita o estorno de valores em caso de suspeita de falhas operacionais ou mesmo fraudes.

Mecanismos que aumentam a segurança e ampliam as funcionalidades do sistema de transferência devem atrair ainda mais usuários, aumentando consideravelmente a busca pelo meio de pagamento instantâneo.

Como é o caso do PIX Saque e PIX Troco, outras duas novidades que entraram em funcionamento no último dia 29.

PIX Saque

Através do PIX Saque, o cliente pode usufruir da função de sacar dinheiro em qualquer ponto que oferte ou serviço. O saque pode ser feito em comércios e caixas eletrônicos, tanto em terminais compartilhados como em terminais da própria instituição financeira.

A função Saque é feita da seguinte maneira: a câmera do celular será apontada para o QR code, fazendo o PIX para o estabelecimento ou instituição, retirando o dinheiro na boa com caixa, prático e seguro.

PIX Troco

Por meio do PIX Troco, o usuário consegue sacar durante o pagamento de uma compra. Funciona da seguinte forma: o cliente fará a transferência no valor da compra e do saque desejado, assim o mesmo deve receber o troco em espécie. No extrato estará especificando o valor da compra e o valor do saque dado como troco.

As novas funções desempenham alguns dos papéis exercidos pelos caixas eletrônicos, mas não devem substituí-los neste momento. Nos últimos tempos, a preocupação é ampliar suas funcionalidades e investir em proporcionar segurança para seus usuários.

Segurança

Em decorrência do aumento de vítimas de fraudes e sequestros relâmpagos relacionados ao PIX, o BC decidiu aumentar a segurança das transferências. 

Em outubro, as transferências realizadas entre às 20h e às 6h, passaram a ser de até R$ 1 mil. Outra medida foi o bloqueio de até 72 horas em suspeita de fraude.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!