- Auxílio Brasil é pago exclusivamente no Caixa Tem;
- Plataforma oferece serviços e ferramentas sem cobrar taxa dos clientes;
- Atualização dos dados pode ser crucial para manter Caixa Tem ativo.
O Auxílio Brasil paga a terceira parcela no valor de R$ 600 através do Caixa Tem. Pela plataforma, os 20,65 milhões de segurados conseguem movimentar o benefício digitalmente sem precisar sair de casa e enfrentar filas.
O Caixa Tem, criado pela Caixa Econômica Federal (CEF) em 2020 para a unificação do Auxílio Emergencial, foi adotado pelo Governo Federal como a principal plataforma de viabilização de benefícios sociais. É o caso do próprio Auxílio Brasil, estendendo para o Vale-Gás, FGTS, abono salarial, entre outros.
No Caixa Tem, o beneficiário pode usar o Auxílio Brasil para pagar boletos mediante a leitura do código de barras, efetuar pagamentos via Pix e QR Code, compras no cartão de débito virtual e muito mais. O importante é respeitar os limites das transações, sendo:
- R$ 600 para cada transação;
- R$ 1.200 por dia;
- R$ 5 mil no mês.
O benefício de R$ 600 ou qualquer outro valor que o cidadão tenha poupando no Caixa Tem pode ser usado em:
- Pix;
- Recarga de transporte;
- Depósitos no Caixa Tem;
- Cartão de débito virtual;
- Empréstimo do saque-aniversário;
- Loja CompraOn;
- Recarga de telefone;
- Seguro Apoio Família;
- Pagar na maquininha;
- Saque sem cartão;
- Transferência de dinheiro;
- Pagamento de boletos.
O pagamento do Auxílio Brasil pelo Caixa Tem foi responsável por bancarizar boa parte da população vulnerável. A extensa gama de funcionalidades combinada ao uso gratuito de todas as ferramentas tornou- se um grande atrativo.
No entanto, a plataforma também está suscetível a erros, e pode apresentar instabilidades eventualmente.
Principais erros ao entrar no Caixa Tem
- Erro ao localizar conta Caixa Tem;
- Erro 403 Forbidden no Caixa Tem;
- Não consigo fazer o primeiro acesso no Caixa Tem;
- Estamos detectando comportamento malicioso no acesso Caixa Tem;
- Mensagem AGE CRED F no app Caixa Tem;
- Caixa Tem não abre;
- Sala de espera: muitos usuários acessando ao mesmo tempo;
- “Nenhuma conversa encontrada”;
- Aplicativo desativado: favor atualizar seu aplicativo;
- Serviço de pagamentos indisponível no momento;
- Bloqueio do Caixa Tem;
- Não foi possível cadastrar o dispositivo;
- PIX em análise Caixa Tem.
Dicas para evitar instabilidades no Caixa Tem
- Baixe o aplicativo que possui o ícone da Caixa Econômica como órgão criador do App;
- Atualize o aplicativo;
- Verifique sua conexão com a internet;
- Não acesse sua conta em outro aparelho celular que não seja o seu. Sendo que para evitar fraudes o banco permite o cadastro de uma conta (um número de CPF) por número de celular e a utilização de até duas contas em um único dispositivo celular;
- Evite o acesso em horários de pico.
Atualização do Caixa Tem
1º Passo: Faça o login
Abra o aplicativo Caixa Tem no seu celular (Android ou iOS) e faça o login com o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física) e senha.
2º Passo: Toque no botão para a atualização
No menu inicial, procure pela opção “Atualize seu cadastro” e então, clique nela. Caso esteja com o documento de identificação em mãos, clique em “Entendi, vamos começar”, já na tela seguinte.
3º Passo: Confirme os dados de localização
O sistema informará o seu endereço em primeiro lugar, caso esteja correto, clique em “Sim, está correto”. Porém, se você mudou de endereço, clique em “O meu endereço mudou”.
Para finalizar esta etapa, na tela seguinte, informe se nasceu no Brasil (BR) ou não e, logo em seguida, clique em “Próximo”.
4º Passo: Informe sua renda mensal
Agora, clique em “Entendi, vamos lá” para responder às questões sobre renda e patrimônio. A cada etapa do questionário, será necessário clicar em “Próximo” para continuar.
5º Passo: Confirme os dados informados
Esta etapa é muito importante para que qualquer erro no preenchimento seja corrigido. Caso esteja tudo ok, é só clicar em “Confirmar”.
6º Passo: Valide o seu cadastro com o envio de um documento
Para finalizar o procedimento, clique em “Continuar” e escolha o tipo de documento que será anexado. Siga as últimas instruções e finalize a operação.
Reativação do Caixa Tem
Mesmo promovendo tantas funcionalidades e praticidade na vida dos beneficiários do Auxílio Brasil, o Caixa Tem ainda não é perfeito. A conta poupança social já passou por várias instabilidades.
Se tratando de impasses extremos, a conta pode ser desativada. Mas é preciso ter calma, pois existe uma maneira de reativar a conta do Caixa Tem e continuar recebendo o Auxílio Brasil por ela. Basta:
- Para começar, baixe a versão mais atualizada do Caixa Tem;
- Em seguida, abra o Caixa Tem (Android / iOS);
- Não se esqueça de ter em mãos um documento de identificação com foto, como o RG (identidade) ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para não errar nas informações prestadas;
- Prossiga fazendo o login com seu CPF e senha;
- Ao chegar na tela inicial, busque pela opção “Atualize seu cadastro” e toque nela;
- Depois vá em “Entendi, vamos começar”;
- A partir daí, confira se seu endereço está correto e atualizado. Se estiver tudo certo, confirme em “Sim, está correto” ou, caso contrário, edite com as informações necessárias;
- Informe seu local de nascimento e responda as perguntas que vão aparecer na tela;
- Toque em “Próximo” e verifique os dados informados;
- Toque em “Continuar” e siga as instruções para enviar as imagens do seu documento.