O empréstimo do Auxílio Brasil foi habilitado na última semana, em 10 de outubro. Desde então, doze bancos puderam começar a oferecer o crédito para os clientes interessados. Acontece que há uma semana do seu lançamento oficial, diversas queixas sobre a operação já foram relatadas, entre elas a recusa por parte dos bancos, negando o consignado.
O empréstimo do Auxílio Brasil surgiu como uma chance desse grupo conseguir crédito financeiro no mercado. Por se tratar de famílias de baixa renda, em que a grande maioria não possuí emprego, as chances do banco liberar uma linha de crédito são muito baixas, porque o cliente não consegue garantir que fará o pagamento. Com o consignado agora esse público pode conseguir o valor.
A ideia é que o dinheiro seja usado principalmente para que os clientes possam quitar dívidas de valor maior, ou investir em um pequeno negócio. Por exemplo, adquirindo produtos e utensílios capazes de dar ao cidadão autonomia para oferecer serviços ou vender produtos. Não é indicado que o crédito seja usado para criar mais dívidas a pagar.
Isso porque, todos os meses será debitado do benefício até 40% do valor pago pelo governo federal. Será considerada a quantia de R$ 400 que é o valor fixo por lei, enquanto os R$ 600 que atualmente são pagos terminam em dezembro deste ano.
Onde pedir o empréstimo do Auxílio Brasil
Até o momento, doze bancos estão autorizados a liberar o empréstimo do Auxílio Brasil. Tratam-se de instituições que já foram habilitadas pelo Ministério da Cidadania, e que assumiram o compromisso de respeitas as regras impostas. Como a cobrança máxima de 3,5% de juros ao mês, com prazo de pagamento de até 24 meses.
O pedido pelo crédito pode acontecer presencialmente ou nos canais online de bancos como:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Agibank S/A;
- Banco Crefisa S/A;
- Banco Daycoval S/A;
- Banco Pan S/A;
- Banco Safra S/A;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.
Quando o empréstimo do Auxílio Brasil é negado
Já existentes relatos de pessoas que tentaram contratar o empréstimo do Auxílio Brasil, mas o banco negou seu pedido. A instituição não traz informações concretas sobre o momento que impediu a liberação do crédito, considerando que a solicitação de um consignado pode ser feita mesmo quando o cidadão tem restrição no CPF.
Mas o pedido do crédito consignado pode ser negado quando:
- O cidadão tem restrição no banco em que fez o pedido;
- Quando o pagamento do Auxílio Brasil ainda não completou 90 dias;
- Quando o cidadão não cumpriu com as convocações do Ministério da Cidadania;
- Quando na família existe algum membro que trabalha com registro em carteira, e a família tem ganho per capita maior que o permitido.