Quickbooks vai parar de funcionar no Brasil. Saiba o motivo

A Intuit, desenvolvedora americana de programas direcionados a contabilidade e gestão empresarial, está encerramento as operações no Brasil. A empresa vem comunicando os clientes brasileiros que software QuickBooks Online está em processo de desativação.

Este movimento deixa dúvidas sobre presença da Intuit no país. A empresa está no Brasil desde 2015, quando adquiriu a operação da ZeroPaper, proprietária de um software de gestão financeira voltado para pequenos negócios. Desde sua chegada, a empresa estava conquistando o mercado de PMEs com o QuickBooks.

O processo de desativação será feito em duas etapas. A partir deste mês, não será  possível fazer novas assinaturas. No caso de quem já havia assinado anteriormente, o software estará disponível para ser utilizado até o dia 30 de abril de 2023, de acordo com o  comunicado remetido pela companhia no último dia 27, 

“Em quase 40 anos de trabalho, aprendemos que, globalmente, temos capacidade para atender a todas as questões contábeis dos nossos clientes – sem a necessidade de oferecer condições específicas a mercados fora dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá”, disse a empresa em comunicado.

“Essa não foi uma decisão simples e reflete a nossa aposta enquanto empresa de que os nossos esforços de expansão global serão liderados pela ferramenta Mailchimp”, complementou o comunicado.  Este software, que é usado como uma ferramenta de e-mail marketing, foi adquirido pela Intuit no ano passado, pelo valor de US$12 bilhões.

Uma das razões que motivaram esta decisão, de acordo com a apuração do portal NeoFeed, está ligada com a burocracia do sistema tributário. Esta complexidade faz com que a desenvolvedora seja obrigada a adaptar o programa para ser utilizado segundo as necessidades dos brasileiros.

A Intuit foi criada em 1983 é uma das maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos avaliada na Nasdaq em US$ 113 bilhões. Fora o QuickBooks e  MailChimp, a empresa administrada pelo executivo Sasan Goodarzi também é dona de marcas como TurboTax, Mint e Credit Karma.

A companhia não divulga seus dados financeiros de operação de cada país, no entanto  é sabido que o Brasil era uma das grandes apostas da empresa, especialmente em seu braço de serviços contábeis.