Diante da superlotação dos pontos de atendimento do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), a Secretaria Municipal de Assistência Social da cidade do Rio de Janeiro decidiu melhorar seu atendimento. A intenção é descongestionar os centros de assistência social, e dar ao público mais opções de atendimento para inscrição ou atualização do CadÚnico (Cadastro Único).
A Secretaria Municipal de Assistência Social anunciou que nesta terça-feira (18), a cidade do Rio de Janeiro vai contar com a abertura de 15 polos emergenciais para atualização do CadÚnico. O funcionamento destes pontos terá duração de pelo menos 30 dias, período pelo qual o Ministério da Cidadania também anunciou a prorrogação do prazo para atualizar os dados do Cadastro Único.
Diante da convocação para que os dados fossem atualizados, centenas de pessoas têm enfrentado horas de fila de espera para cumprir com sua obrigação. Elas correm o risco de perder o pagamento do seu benefício, por isso a preocupação e o interesse em conseguir passar pelo processo de atendimento nos CRAS.
Na última semana, quando originalmente o prazo de atualização do CadÚnico terminaria, os postos de assistência social do Rio de Janeiro ficaram lotados. Equipe de televisão chegaram a flagrar uma briga entre os cidadãos que disputavam espaço na fila, além daqueles que dormiram nas calçadas aguardando o atendimento.
Pensando nisso, a prefeitura decidiu se posicionar e ampliou os pontos de atendimento. Com mais opções, espera-se que as filas extensas que estavam se formando sejam amenizadas pelo menos até os próximos 30 dias quando o fluxo de pessoas devem aumentar acompanhando o prazo de atualização.
Atualização do CadÚnico no Rio de Janeiro
Os novos 15 polos de atendimento para atualização do CadÚnico funcionarão de segunda a sexta-feira, entre 08h00 e 17h00. Nesta segunda-feira (17) os pontos já existentes devem funcionar em horário ampliado até às 19h00, e a partir de terça-feira serão 61 locais de atendimento para os interessados no processo.
A prefeitura também anunciou que está desenvolvendo o App CadRio que será usado para agendar o atendimento, evitando a longa espera nas filas. Hoje, as famílias são atendidas por ordem de chegada, justamente o que tem gerado muita confusão.
Endereço dos polos de atendimento
- CREAS CREAS SIMONE BEAUVOIR Republica do Líbano 54 CENTRO
- CENTRO POP CENTRO POP RUA BARBARA CALAZANS Republica do Líbano 54 CENTRO
- CREAS CREAS ARLINDO RODRIGUES Rua Desembargador Isidro ,nº 48 Fundos TIJUCA
- CREAS CREAS MARIA LINA DE CASTRO LIMA Rua São Salvador,nº 56 2 º andar LARANJEIRAS
- CREAS CREAS JANETE CLAIR Rua Piranga, 50 MÉIER
- CREAS CREAS STELLA MARIS Estrada dos Maracajas, 973 ILHA DO GOVERNADOR
- CREAS CREAS NELSON CARNEIRO Rua Professor Lace, 57 RAMOS
- CREAS CREAS PROF. MÁRCIA LOPES Rua Carvalho de Souza, 274 Madureira
- CREAS CREAS JOÃO HÉLIO FERNANDES VIEITES RUA OUSELEY – 421 COELHO NETO
- CREAS CREAS WANDA ENGEL ADUAN ESTRADA PEDRO BORGES DE FREITAS- 144 IRAJÁ
- CREAS CREAS DANIELA PEREZ RUA NACIONAL, 275 TAQUARA
- CREAS CREAS PROF. ALDAIZA SPOSATI Rua professor Carlos Venceslau 211 REALENGO
- CREAS CREAS ZILDA ARNS RUA CÂNDIDO MAGALHÃES , 88 CAMPO GRANDE
- CREAS CREAS PADRE GUILHERME DECAMINADA Rua Menezes Athaíde, 50 SANTA CRUZ
- CREAS CREAS JOÃO MANOEL MONTEIRO Estrada Da Matriz S/Nº PEDRA DE GUARATIBA