Quem precisa ir até o CRAS para atualizar o Cadastro Único em outubro? Essa pergunta está sendo feita por milhares de beneficiários do Auxílio Brasil.
Em todos os estados estamos vendo filas enormes se formando nos Centros de Referência de Assistência Social para a atualização do CadÚnico.
No Rio de Janeiro, por exemplo, cidadãos estão esperando mais de 24 horas em frente ao CRAS para conseguir uma senha para a atualização dos dados cadastrais.
Quem precisa ir até o CRAS para atualizar o Cadastro Único?
Apesar da quantidade de pessoas nas filas, apenas algumas famílias estão sendo convocadas pelo Ministério da Cidadania. Dessa forma, precisam ir ao CRAS apenas as famílias que receberam uma mensagem do Governo Federal, pois estão com os dados do CadÚnico desatualizados desde 2016 e 2017.
O ideal é que o Cadastro Único seja atualizado em, no máximo 2 anos. No entanto, a pandemia da Covid-19 obrigou o Governo a adiar a atualização dos dados por algum tempo.
Sendo assim, em breve, os demais cidadãos serão convocados para comparecer até o CRAS. Ou seja, em outubro e novembro, só precisam ir até o CRAS as famílias que estão com os dados do Cadastro Único desatualizado desde 2016 e 2017.
Como saber se preciso atualizar meus dados?
Uma mensagem está sendo enviada através de SMS e do extrato bancário dos beneficiários. Além disso, pelo Caixa Tem também é possível visualizar a mensagem de atualização exigida para manter o recebimento dos benefícios.
Para saber se está com os dados desatualizados o cidadão pode fazer a consulta online:
- Acesse o site ou App Meu CadÚnico;
- Selecione “Consulta simples” e preencha a ficha com os dados pessoais do titular do benefício;
- O sistema vai informar se há necessidade de atualização ou se os dados estão em dia.
O prazo para a atualização seria até o dia 14 de outubro, mas o Governo ampliou o período por mais 30 dias. É recomendado que o cidadão não deixe para atualizar os seus dados em cima da hora.