5 passos que você precisa seguir para colocar um site no ar

No auge da transformação digital, é praticamente impossível falar em negócios sem citar a importância de um site. É ele a nova vitrine das empresas e um dos principais canais de contato com os clientes. 

O que você pensa de uma empresa que não possui um site hoje em dia? Será que ela existe? Será que é idônea? Esses são apenas alguns dos questionamentos que qualquer usuário faz ao procurar uma empresa na internet. 

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Sabendo dessa importância, preparamos um roteiro que mostra o caminho percorrido para quem deseja colocar um site no ar em pouco tempo. 

Sobretudo, alguns desses passos podem funcionar em ordem diferente das que mostraremos aqui, mas o resultado é sempre o mesmo! Vamos lá então?

1º passo – escolha um nome de domínio

Antes de começar qualquer projeto web é fundamental escolher um nome de domínio que dará mais credibilidade e profissionalismo a um site. 

O nome de domínio é tudo que está depois do famoso “www” e pode ser escolhido com diversas extensões, como a .com, .com.br e até mesmo o domínio .online.

Estas são algumas das extensões de domínio mais famosas e comuns na web, mas com o passar do tempo outras surgiram, como a .tech, .link e .fun. 

Mas antes de qualquer extensão, é importante optar por nomes de domínio simples e de fácil entendimento por parte do público da empresa ou negócio em questão. 

Pode parecer algo simplório, mas esse processo de escolha de um domínio é muito importante para fixar a sua marca na mente do usuário.

Portanto, as dicas para essa etapa são:

  • Escolha nomes fáceis 
  • Opte por domínios curtos
  • Pense em domínios que não confundam o usuário/cliente
  • Evite extensões muito “diferentes”
  • Pense no longo prazo.

Este é certamente o primeiro (ou um dos primeiros) passos para quem quer colocar um site ou loja virtual no ar. 

 

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2º passo – Contrate uma hospedagem de site

O 2º e talvez o mais importante dos passos é justamente ter uma hospedagem de sites de qualidade. Isso porque a hospedagem é a tecnologia responsável por “ligar” o seu site na internet. 

Quando falamos em hospedagem estamos nos referindo ao servidor onde o seu site ficará armazenado e assim disponibilizado na web. 

Nesse ponto, é importante seguir algumas dicas essenciais para fazer uma boa escolha, tendo em vista a grande variedade de fornecedores de serviços de web hosting. 

A primeira dica a ser observada é verificar a estabilidade dessa hospedagem, ou seja, o quanto o servidor permanece online e operante. Essa característica tem um nome e na linguagem da área se chama Uptime, que é o tempo que o servidor fica online e disponível. 

As melhores empresas de hospedagem geralmente garantem um uptime de 99%, ou seja, o servidor praticamente deve estar sempre online. 

Outro ponto importante a avaliar numa hospedagem de sites é a qualidade do suporte, pois em algum momento você irá “precisar de um help”

Sendo assim, avalie a agilidade e principalmente a capacidade da empresa de resolver problemas pontuais. Para isso, vale a pena pesquisar fóruns e até mesmo o Reclame Aqui.

3º passo – Escolha uma plataforma

Depois de escolher o domínio e a hospedagem é que começa a produção do site em si. Nessa etapa, é possível escolher a plataforma que irá ser a “infraestrutura” do projeto. 

A boa notícia é que a maioria dos serviços de hospedagem já oferece variedades de plataformas e programas para quem deseja criar o seu projeto web, em especial um site.

A começar, podemos citar o famoso CMS WordPress, usado por boa parte da web como uma das plataformas de criação de sites preferidas de desenvolvedores iniciantes e experientes. 

Entretanto, existem muitas outras possibilidades nesse universo como o Joomla! Shopify e Prestashop. Todos eles permitem a criação de sites, porém com propósitos e métodos diferentes. 

Da mesma forma, também existem os construtores de sites que são programas que permitem a criação de um projeto nos moldes “arrasta e solta”. 

Esse tipo de solução é indicado para quem não tem nenhum conhecimento ou pouquíssima noção de desenvolvimento web. Portanto, essa opção pode ser muito limitada para quem deseja ter mais liberdade e personalização dos seus projetos. 

Outro ponto importante que diz respeito à hospedagem de sites e plataformas é que atualmente é possível fazer a instalação dessas plataformas apenas com um clique. 

Isso facilita muito e viabiliza a criação de projetos de sites sem muitas complicações ou necessidade de grandes conhecimentos técnicos de configuração de servidores. 

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4º passo – Escolha um template

O template também é conhecido como o tema do site, que nada mais é do que a disposição visual de um projeto. Nele estão contidas as cores, a disposição de links, imagens, ícones e tudo o que compõe a estrutura de um projeto na web. 

Posto isso, fica fácil definir o template de algum site, tendo em vista que as plataformas já oferecem modelos prontos e “baixáveis” onde o desenvolvedor apenas precisa dar “a cara” da sua marca ao tema. 

No entanto, dependendo do projeto de site é preciso conhecimentos mais avançados para personalizá-lo ou customizá-lo de maneira desejada. 

Ainda assim, há também as opções de templates gratuitos e pagos, sendo estes últimos com mais funcionalidades e recursos exclusivos que não são disponibilizados nas versões grátis. 

De qualquer forma, investir em um template (seja pagou não) é essencial para ter um site minimamente profissional e que traduza a estética da marca na web. 

Assim como na vida real, na web também há julgamentos e impressões por conta da aparência e aspecto visual. Logo, esse passo é um dos mais importantes, pois será a imagem e a identidade de uma organização na web.

5º passo – Elabore um bom conteúdo 

O último e nem menos importante é a elaboração do conteúdo que irá cativar os usuários e potenciais clientes. Por isso, pensar no conteúdo é uma tarefa que fará toda a diferença no seu projeto de site. 

Assim como o template comunica a identidade visual, o conteúdo comunica todo o discurso e os valores que uma empresa deseja propagar. 

Nessa etapa, é possível contratar um profissional da área de conteúdo para elaborar as melhores formas de apresentar a sua organização ou fazer por conta própria. 

No entanto, um profissional poderá mostrar oportunidades e formas de otimizar esse conteúdo com outros aspectos e questões como SEO e usabilidade textual. 

Independente de quem e como esse conteúdo será criado, vale lembrar que jamais é indicado copiar materiais de outros projetos ou da concorrência. 

Conclusão 

Criar um site nos dias de hoje não é mais uma tarefa apenas para desenvolvedores ou programadores. A verdade é que com a evolução da tecnologia e as ferramentas corretas é possível colocar um site no ar rapidamente sem grandes conhecimentos em webdesign. 

No entanto, todos os passos aqui citados são importantes, pois um complementa o outro e são fundamentais para construir um projeto web minimamente profissional e que transmite credibilidade aos olhos dos usuários e potenciais clientes.