Criado na gestão de Jair Bolsonaro (PL), além de substituir o Bolsa Família, o Auxílio Brasil também trouxe novidades. Por exemplo, o seu cartão de saque com chip que passou a ser distribuído para aqueles que foram contemplados pelo programa social a partir de novembro do último ano. De acordo com o Ministério da Cidadania já foram 6,6 milhões de unidades distribuídas.
Atualmente, 21 milhões de famílias estão recebendo o Auxílio Brasil. O pagamento é de R$ 600, válido pelo menos até dezembro deste ano, depois retorna para o valor mínimo de R$ 400. Ao implementar um cartão com logotipo do novo programa, as marcas do Bolsa Família que foram criados na gestão petista devem ser abandonadas.
No entanto, quem tem o cartão do Bolsa Família ainda pode utiliza-lo para fazer o saques, caso queira. A opção do saque presencial é apenas uma das formas de receber o dinheiro liberado no programa. Hoje com o uso do App Caixa Tem o recebimento em mãos ficou como ação opcional, já que ao usar a conta poupança social é possível fazer:
- PIX;
- Transferência;
- Compras com cartão online;
- Compras com leitura de QR Code em maquininhas de cartão;
- Pagamento de boleto;
- Recarga de celular.
Como desbloquear o cartão do Auxílio Brasil
Assim que receber o cartão do Auxílio Brasil em seu endereço, o cidadão também vai ter acesso a um folheto com informações a respeito do documento. São trazidas as orientações sobre como desbloquear o cartão, e quais as suas principais funções. Existem algumas alternativas, como:
No telefone 111 do Atendimento Caixa:
- Ligue para o telefone 111;
- Informe o número do NIS;
- Selecione a opção “Auxílio Brasil”;
- Depois, “Cartão” e finalmente “desbloquear”.
No App Caixa Tem:
- Faça login no Caixa Tem;
- Selecione “Auxílio Brasil”;
- Depois, “Criar senha do cartão”;
- Pronto com a senha criada o cartão foi finalmente ativado.
Atenção, embora estes procedimentos possam ser feitos de maneira remota, a ativação total do cartão ocorre presencialmente. Para isso, compareça até uma unidade de casa lotérica ou na agência da Caixa Econômica e finalize a ativação do documento.
Vale dizer que um dos diferenciais do cartão do Auxílio Brasil foi a implementação de um chip, possibilitando compras na função débito, e o saque em caixas 24 horas.