Beneficiário do AUXÍLIO BRASIL é OBRIGADO a votar nas ELEIÇÕES 2022? Entenda

O Auxílio Brasil se tornou uma intensa e polêmica pauta das eleições 2022. O programa tem sido usado como estratégia política do presidenciável, Jair Bolsonaro, para se reeleger. E após ficar em segundo lugar na primeira etapa da votação, intensificou as tratativas em torno deste tema. 

Beneficiário do AUXÍLIO BRASIL é OBRIGADO a votar nas ELEIÇÕES 2022? Entenda
Beneficiário do AUXÍLIO BRASIL é OBRIGADO a votar nas ELEIÇÕES 2022? Entenda. (Imagem: FDR)

Isso porque, Bolsonaro “perdeu” de 43,2% contra 48,4% para Lula no primeiro turno das eleições 2022. A região Nordeste foi a grande responsável por este resultado, concedendo ao petista, uma vantagem de 12,9 milhões de votos em relação ao rival e atual presidente. 

É importante lembrar que, desde a criação em novembro de 2021, o Auxílio Brasil chegou, exclusivamente para acabar com o Bolsa Família e, por consequência, com “qualquer vestígio petista”

Desde então, o presidente enxergou o programa como uma forte pauta estratégica para angariar votos entre a população vulnerável, a mesma que apoia o petista. Os votos deste público serão decisivos no segundo turno das eleições 2022

Quem recebe Auxílio Brasil precisa votar nas eleições 2022?

Antes de mais nada, é importante destacar que o voto é obrigatório para brasileiros alfabetizados com idade entre 18 a 70 anos. O voto é facultativo apenas para jovens entre 16 e 17 anos e para idosos com mais de 70 anos de idade

Portanto, os beneficiários do Auxílio Brasil que são alfabetizados e que se enquadram na faixa etária cuja votação é obrigatória, devem comparecer ao pleito eleitoral.

Mesmo que não tenham participado da primeira etapa das eleições 2022, o voto continua sendo obrigatório, além de extremamente importante, no segundo turno que ocorre dia 30 de outubro. 

O que é preciso para ter direito ao Auxílio Brasil?

Ainda podem receber o Auxílio Brasil, as famílias brasileiras vulneráveis que se enquadram nas linhas de pobreza extrema e pobreza, comprovando uma renda familiar mensal per capita entre R$ 105 a R$ 210.

Existem três possibilidades para recebimento do Auxílio Brasil:

  • Se já tinha o Bolsa Família: Auxílio Brasil será pago automaticamente;
  • Se está no CadÚnico, mas não recebia o Bolsa Família: vai para a lista de reserva;
  • Se não está no CadÚnico, é preciso buscar um Cras para registro, sem garantia de receber.

É extremamente importante lembrar que a família deve ser composta por algum desses componentes:

  • Crianças;
  • Gestantes;
  • Mães que ainda estão em processo de amamentação;
  • Adolescentes;
  • Jovens entre 0 a 21 anos incompletos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.