Quem foram as novas famílias APROVADAS no AUXÍLIO BRASIL? Entenda a seleção

Na última semana, o Governo Federal prometeu zerar a fila de espera do Auxílio Brasil. Portanto, foi anunciada a abertura de novas vagas, permitindo a inclusão de 500 mil novas famílias no programa às vésperas do segundo turno das eleições

Quem foram as novas famílias APROVADAS no AUXÍLIO BRASIL? Entenda a seleção
Quem foram as novas famílias APROVADAS no AUXÍLIO BRASIL? Entenda a seleção. (Imagem: FDR)

A expectativa, é para que estes novos beneficiários fossem incluídos na folha de pagamento do Auxílio Brasil em outubro. Lembrando que o calendário deste mês foi antecipado do dia 18 para o dia 11, terça-feira. No entanto, a ampliação anunciada ainda não foi confirmada. 

O curioso é que, no início do mês de setembro, quando o Ministério da Cidadania incluiu 450 mil famílias no programa, foi feita a mesma alegação de que a fila de espera do Auxílio Brasil teria sido zerada

As investidas são uma estratégia desesperada de conquistar o apoio da população vulnerável, um público decisivo para o segundo turno das eleições 2022. No domingo, (2), Bolsonaro ficou em segundo lugar na votação presidencial com 43,2% dos votos, atrás de Lula que liderou com 48,4% dos votos.

O fato é que, a inclusão de novas famílias no Auxílio Brasil ocorre somente a partir do pente-fino do Ministério da Cidadania. O procedimento executado mensalmente pela pasta responsável em parceria com o Dataprevtem o objetivo de identificar quem segue à risca os critérios de elegibilidade do programa.

Aqueles que descumprem as normas são excluídos da folha de pagamento do Auxílio Brasil. Cada exclusão gera uma vaga para novas famílias elegíveis serem amparadas pelo benefício. O público-alvo serão as famílias com renda divergente da declaração feita para o Cadastro Único (CadÚnico), bem como em outras bases federais. 

CUIDADO: GOVERNO VAI CANCELAR AUXÍLIO BRASIL DESSAS FAMÍLIAS EM OUTUBRO!

Quem terá a chance de receber o Auxílio Brasil?

Ainda podem receber o Auxílio Brasil, as famílias brasileiras vulneráveis que se enquadram nas linhas de pobreza extrema e pobreza, comprovando uma renda familiar mensal per capita entre R$ 105 a R$ 210.

Existem três possibilidades para recebimento do Auxílio Brasil:

É extremamente importante lembrar que a família deve ser composta por algum desses componentes:

Consulta do Auxílio Brasil

Desde já, os beneficiários do programa estão autorizados a consultar o valor da mensalidade e outras características do Auxílio Brasil diretamente pelo aplicativo do programa. Para isso, basta ter o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Quem já tem acesso à plataforma, a recomendação é que se faça uma atualização para obter a versão mais recente do aplicativo. Os demais, devem fazer o download da ferramenta disponível nas lojas Google Play e App Store, disponíveis nos sistemas Android e iOS.

As possibilidades de consulta do Auxílio Brasil se estendem à conta poupança social digital, gerenciada pelo aplicativo Caixa Tem. A plataforma reúne uma variedade de informações referentes à data de pagamento, valor das parcelas e gerenciamento dos valores recebidos. Veja o passo a passo para realizar a consulta do Auxílio Brasil a seguir:

  1. Faça o download do aplicativo do Auxílio Brasil;
  2. Inicie o acesso inserindo o número do CPF;
  3. Em seguida, crie uma senha e conclua o acesso;
  4. Após entrar no aplicativo, na tela inicial, clique no botão de consulta dos valores;

Além da consulta online também existe uma outra alternativa, que pode ser colocada em prática via telefone. Basta ligar em um destes dois números:

Vale destacar que, em ambos os casos, também é crucial informar o número do CPF para obter qualquer informação.

Calendário antecipado do Auxílio Brasil em outubro

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile