Quadrilhas passam a aplicar o GOLPE DO CONSIGNADO. Veja a abordagem e como se proteger

No dia 5 de outubro a Polícia Civil do Distrito Federal, junto com investigadores da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ), cumpriram 31 mandatos judiciais contra uma organização criminosa que aplicava golpes envolvendo empréstimo consignado. A ação contou com policiais da 9ª Delegacia de Polícia, e com 61 profissionais do Rio de Janeiro, contra um esquema que movimentou R$ 3,5 milhões. 

Quadrilhas passam a aplicar o GOLPE DO CONSIGNADO. Veja a abordagem e como se proteger
Quadrilhas passam a aplicar o GOLPE DO CONSIGNADO. Veja a abordagem e como se proteger (Imagem: FDR)

O empréstimo consignado é um tipo de crédito financeiro contratado principalmente por aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Pessoas que, devido a idade avançada, costumam ser vistas pelos golpistas como mais vulneráveis. Na operação realizada no Distrito Federal foram cumpridos dois mandados de prisão temporária, sete de prisões preventivas, nove de busca e apreensão e 13 de sequestro de bens e valores.

Segundo a investigação da polícia, os golpistas criaram uma empresa de fachada, chamada de Global Intermediações Promotora LTDA. E o sistema corrupto funcionava com pelo menos 30 funcionários, em uma espécie de call-center, onde os empregados eram orientados a forçar a contratação de empréstimo consignado por pessoas de todo país.

Como funcionava o golpe do crédito consignado

Os funcionários ligavam para pessoas que já haviam contratado crédito consignado, falavam em nome da Global Intermediações e ofereciam a portabilidade do seu empréstimo. Isto é, a troca de banco responsável pelo contrato, passando taxa de juros e condições mais vantajosas de pagamento.

A vítima recebia orientações e passava todos os seus dados pessoais e bancários, desta forma, os criminosos contratavam um novo empréstimo em nome do cidadão sem o seu consentimento. Logo, a vítima acabava ficando com duas dívidas, a antiga e a nova que foi adquirida pelos bandidos.

Esta quadrilha em questão fez cinco vítimas no Distrito Federal, e em outros oito estados, como: Alagoas, Bahia, Goiás, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Como se proteger do golpe

As orientações para não cair em golpes usando o empréstimo consignado são:

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile