Quadrilhas passam a aplicar o GOLPE DO CONSIGNADO. Veja a abordagem e como se proteger

SALESóPOLIS, SP — No dia 5 de outubro a Polícia Civil do Distrito Federal, junto com investigadores da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ), cumpriram 31 mandatos judiciais contra uma organização criminosa que aplicava golpes envolvendo empréstimo consignado. A ação contou com policiais da 9ª Delegacia de Polícia, e com 61 profissionais do Rio de Janeiro, contra um esquema que movimentou R$ 3,5 milhões. 

Quadrilhas passam a aplicar o GOLPE DO CONSIGNADO. Veja a abordagem e como se proteger
Quadrilhas passam a aplicar o GOLPE DO CONSIGNADO. Veja a abordagem e como se proteger (Imagem: FDR)

O empréstimo consignado é um tipo de crédito financeiro contratado principalmente por aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Pessoas que, devido a idade avançada, costumam ser vistas pelos golpistas como mais vulneráveis. Na operação realizada no Distrito Federal foram cumpridos dois mandados de prisão temporária, sete de prisões preventivas, nove de busca e apreensão e 13 de sequestro de bens e valores.

Segundo a investigação da polícia, os golpistas criaram uma empresa de fachada, chamada de Global Intermediações Promotora LTDA. E o sistema corrupto funcionava com pelo menos 30 funcionários, em uma espécie de call-center, onde os empregados eram orientados a forçar a contratação de empréstimo consignado por pessoas de todo país.

Como funcionava o golpe do crédito consignado

Os funcionários ligavam para pessoas que já haviam contratado crédito consignado, falavam em nome da Global Intermediações e ofereciam a portabilidade do seu empréstimo. Isto é, a troca de banco responsável pelo contrato, passando taxa de juros e condições mais vantajosas de pagamento.

A vítima recebia orientações e passava todos os seus dados pessoais e bancários, desta forma, os criminosos contratavam um novo empréstimo em nome do cidadão sem o seu consentimento. Logo, a vítima acabava ficando com duas dívidas, a antiga e a nova que foi adquirida pelos bandidos.

Esta quadrilha em questão fez cinco vítimas no Distrito Federal, e em outros oito estados, como: Alagoas, Bahia, Goiás, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Como se proteger do golpe

As orientações para não cair em golpes usando o empréstimo consignado são:

  • Evite contratar ou renegociar seu empréstimo pelo telefone, prefira o atendimento presencial ou no canal oficial do banco;
  • Não passe seus dados bancários, senha do cartão, ou do portal do INSS para nenhum funcionário de banco;
  • Denuncie qualquer operação suspeita no Portal do Consumidor.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com