DÍVIDAS do cartão de crédito e cheque especial na CAIXA poderão ser trocadas por esta modalidade

Nesta quinta, 6, Daniella Marques, presidente da Caixa Econômica Federal, disse novamente que o banco irá operar o crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil com juros menores do que teto determinado pelo Ministério da Cidadania, de 3,5% ao mês.

O objetivo da Caixa, segundo Daniella, é o de operacionalizar o crédito consignado no auxílio Brasil para aqueles que possuem dívidas no cartão de crédito “como apoio para substituir essa dívida mais cara por uma mais barata” disse ela em uma coletiva sobre a nova campanha de renegociação de dívidas.

“Quem quiser renegociar usando recursos emprestados através do consignado no Auxílio Brasil, se a dívida é através do cartão de crédito e do cheque especial, estamos fechando a taxa e vamos operar abaixo do teto”, disse.

Por fim, Marques afirmou que a finalidade é é “conscientizar os milhares de brasileiros que estão na base para que eles comecem a organizar as suas vidas”. “E principalmente usem os recursos para substituir uma dívida mais cara, e renegociar a mais cara com esse desconto, usando o recurso do consignado do Auxílio para pagar”.

A presidente disse ainda que o banco está preparando uma “ação para crédito consciente”, de forma a não estimular endividamento ainda maior das famílias. “Temos de ter ciência de que boa parte dessas famílias ou pessoas já estão endividadas, principalmente no rotativo do cartão de crédito, onde as taxas são bem mais elevadas.”

“Assim que a gente tiver o fato relevante da data de início de operação – estamos tratando isso prioritariamente – e chegando como uma solução de começo, será amplamente divulgado. Mas a expectativa hoje é entre os dias 10 e 15 de outubro”, disse Daniella na coletiva.

Ação recebe críticas

Esta oferta de crédito consignado através do Auxílio Brasil vem sendo um alvo de críticas por parte de especialistas e entidades. Na visão deles,  a medida pode ser ruim para a população, uma vez que  os recursos do programa de transferência de renda tendem a ser utilizados para despesas básicas do dia a dia das famílias.

Pedir um empréstimo consignado atrelado ao Auxílio Brasil pode ser uma boa para aqueles que possuem alguma questão urgente e que não pode ser adiada. Já para quem precisa pagar as contas do dia a dia, ou fazer compras supérfluas não é a melhor saída.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.