DIA DAS CRIANÇAS: brinquedos estão 20% mais caros. Saiba como economizar

Nos últimos 12 meses houve um crescimento de 13,7%, em média, na inflação dos produtos e serviços que normalmente são adquiridos no Dia das Crianças. O aumento de preços pode ser sentido por aqueles que pretendem comprar roupas, calçados, e brinquedos. Por isso, neste momento em que os pais e familiares pretendem presentear a criança, o ideal é buscar formas de economizar. 

DIA DAS CRIANÇAS: brinquedos estão 20% mais caros. Saiba como economizar
DIA DAS CRIANÇAS: brinquedos estão 20% mais caros. Saiba como economizar (Imagem: Montagem/FDR)

No dia 12 de outubro o país comemora o Dia das Crianças, data em que as famílias se dedicam a presentear seus pequenos integrantes. Na mesma ocasião é decretado feriado nacional em razão do dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. Esta conciliação de datas deve ser notada, porque segundo Tatiana Nogueira, economista da XP, acaba encarecendo determinados produtos.

Por ser feriado no país, as famílias costumam ter interesse de viajar. Acontece que alta no valor das passagens aéreas já chega a 74,9% no acumulado de 12 meses, enquanto a hospedagem cresceu 22% e os pacotes turísticos cresceram 23% no mesmo período de um ano. Ao IG, a economista Tatiana que fez esse levantamento sugere como forma de economizar os passeios de carro. 

Ao comparar os preços do ano passado, a economista mostra que até mesmo sair para comer fora está mais caro. Será preciso desembolsar 8,4% a 16,8% a mais do que no ano passado.

Além dos custos terem subido no período, especialmente alimentos, a reabertura da economia depois da pandemia permitiu que os estabelecimentos reajustassem seus preços à luz desses custos mais elevados”, explica Tatiana Nogueira, economista da XP responsável pela pesquisa ao IG.

Como economizar no presente do Dia das Crianças

Pesquisa realizada pelo Fecomércio de diferentes capitais brasileiras mostraram que a população está interessada em fazer compras no Dia das Crianças, e adquirir presentes mesmo que de valores mais baixos. No entanto, Nogueira mostra que brinquedos e vestuário estão pelo menos 9% mais caros, com destaque para o valor cobrado por brinquedos que subiu 20%.

Em contrapartida, videogames e computadores caíram de preço devido a normalização da oferta de matéria prima para o setor de tecnologia. O ideal neste cenário é encontrar formas para economizar no presente do Dia das Crianças, usando táticas como:

  • Dê limite ao valor que pretende gastar, levando em conta seu orçamento;
  • Aproveite cupons de desconto e frete grátis;
  • Compare o valor do produto em diferentes lojas e no comércio online;
  • Explique para a criança a necessidade de não escolher um brinquedo com valor maior do que o que os pais podem pagar.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]