Além do Nubank, outro banco teve semana marcada por INSTABILIDADES

Na semana passada, sistemas de alguns bancos passaram por instabilidades. Além do Nubank, o problema foi registrado no Banco de Brasília (BRB). Em comunicado nas redes sociais, na noite da última quarta-feira (5), a instituição comunicou estar com intermitência nos sistemas.

Além do Nubank, outro banco tem semana marcada por INSTABILIDADES
Além do Nubank, outro banco tem semana marcada por INSTABILIDADES (Imagem: Montagem/FDR)

Em comunicado, o Banco de Brasília ainda informou que as equipes de tecnologia vêm atuando para que o funcionamento do banco fosse normalizado o mais rápido possível.

Em comunicado a usuários nas redes sociais, o banco informou que “o sistema financeiro vem sendo atacado nos últimos dias”.

Enquanto o problema não fosse solucionado, o Banco de Brasília pediu que os clientes entrassem em contato com o Telebanco (3322-1515) ou diretamente via agência.

Em comentário, uma pessoa citou que tinha contas para pagar no dia em que tentou acessar o sistema. “Tinha contas pra pagar hoje. Quem vai pagar os juros?”, questionou a usuária.

Em resposta, o banco afirmou que houve uma oscilação que afetou seus canais, e que estaria voltando de forma gradual. “Mas não se preocupe, pois o seu dinheiro está seguro e o nosso time está trabalhando para resolver tudo”.

Banco de Brasília teria sofrido ataque cibernético

Segundo apurado pelo site TecMundo, na última quinta-feira (3), o Banco de Brasília sofreu um ataque de ransomware, que é um software de extorsão que realiza sequestro de dados. O portal informa que os hackers teriam exigido 50 bitcoins para que informações de clientes do banco não fossem divulgadas.

Conforme a reportagem, o banco precisaria realizar o pagamento até as 15h da última quinta-feira (6).

Uma fonte anônima revelou que o grupo de criminosos é composto por brasileiros, e utiliza ransomware do grupo LockBit como “ransomware as a servisse”. Sendo assim, todo o programa malicioso é adquirido e usado por outra equipe.

No momento, a Delegacia Especial de Repreensão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do Distrito Federal.

Nas últimas semanas, alguns bancos chegaram a registrar instabilidades em seus sistemas. Um dos casos mais recentes foi do Nubank. No caso deste banco digital, segundo a própria instituição, a oscilação temporária foi por conta de atualizações. O problema também ocorreu na semana passada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.