Na semana passada, sistemas de alguns bancos passaram por instabilidades. Além do Nubank, o problema foi registrado no Banco de Brasília (BRB). Em comunicado nas redes sociais, na noite da última quarta-feira (5), a instituição comunicou estar com intermitência nos sistemas.
Em comunicado, o Banco de Brasília ainda informou que as equipes de tecnologia vêm atuando para que o funcionamento do banco fosse normalizado o mais rápido possível.
Em comunicado a usuários nas redes sociais, o banco informou que “o sistema financeiro vem sendo atacado nos últimos dias”.
Enquanto o problema não fosse solucionado, o Banco de Brasília pediu que os clientes entrassem em contato com o Telebanco (3322-1515) ou diretamente via agência.
Em comentário, uma pessoa citou que tinha contas para pagar no dia em que tentou acessar o sistema. “Tinha contas pra pagar hoje. Quem vai pagar os juros?”, questionou a usuária.
Em resposta, o banco afirmou que houve uma oscilação que afetou seus canais, e que estaria voltando de forma gradual. “Mas não se preocupe, pois o seu dinheiro está seguro e o nosso time está trabalhando para resolver tudo”.
Banco de Brasília teria sofrido ataque cibernético
Segundo apurado pelo site TecMundo, na última quinta-feira (3), o Banco de Brasília sofreu um ataque de ransomware, que é um software de extorsão que realiza sequestro de dados. O portal informa que os hackers teriam exigido 50 bitcoins para que informações de clientes do banco não fossem divulgadas.
Conforme a reportagem, o banco precisaria realizar o pagamento até as 15h da última quinta-feira (6).
Uma fonte anônima revelou que o grupo de criminosos é composto por brasileiros, e utiliza ransomware do grupo LockBit como “ransomware as a servisse”. Sendo assim, todo o programa malicioso é adquirido e usado por outra equipe.
No momento, a Delegacia Especial de Repreensão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do Distrito Federal.
Nas últimas semanas, alguns bancos chegaram a registrar instabilidades em seus sistemas. Um dos casos mais recentes foi do Nubank. No caso deste banco digital, segundo a própria instituição, a oscilação temporária foi por conta de atualizações. O problema também ocorreu na semana passada.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!