Número de brasileiros que NUNCA fizeram um PIX é SURPREENDENTE

Em novembro de 2020, os brasileiros passaram a contar com o Pix para realizar transferências instantâneas. Apesar da grande adesão, ainda há 82 milhões de pessoas que nunca usaram o sistema. Os números fazem parte do Relatório de Economia Bancária de 2021, divulgado pelo Banco Central nesta quinta-feira (6).

Número de brasileiros que NUNCA fizeram um PIX é SURPREENDENTE
Número de brasileiros que NUNCA fizeram um PIX é SURPREENDENTE (Imagem: Montagem/FDR)

De acordo com o Banco Central, 46% da população adulta do Brasil nunca realizaram um Pix. Para fazer uma transferência no sistema, o cidadão precisa acessar o aplicativo ou internet banking da instituição na qual tem conta.

Entre todos os brasileiros que nunca realizaram um Pix, há 71,4 milhões que pessoas que também nunca realizaram uma Transferência Eletrônica Disponível (TED) entre novembro de 2020 e dezembro de 2021.

A somatória ainda inclui 10,7 milhões de brasileiros que efetuaram, pelo menos, uma TED, mas não transferiram via Pix no período analisado.

No cálculo, a autoridade monetária classificou a população adulta os cidadãos com idade a partir de 15 anos e com Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ativo. Conforme a Receita Federal, esse grupo abrange 178,6 milhões de pessoas.

O relatório mostra que a adesão ao sistema Pix é menor conforme a idade dos brasileiros. Entre as pessoas com idade de 15 a 24 anos, 39% nunca tinham feito transferência eletrônica e passaram a realizar via Pix. Na outra ponta, 10% das pessoas acima de 65 anos se encontram nessa situação.

Milhões de brasileiros passaram a fazer transferências com o surgimento do Pix

Ainda segundo o Banco Central, entre os mais de 120 milhões de brasileiros que não usavam o TED antes de o Pix ser lançado, 36 milhões passaram a utilizar somente o Pix.

Além disso, há outras 13 milhões de pessoas que começaram usar os dois instrumentos. Ao considerar esse grupo de brasileiros, há uma concentração de escolhas pela utilização do Pix. Isso porque a média de transações por pessoa é de cinco transações mensais via Pix contra somente 0,3 transação por TED.

A autoridade monetária cita que, em pouco tempo, o Pix conseguiu grande aceitação pelas pessoas. Em pouco mais de um ano, aproximadamente 61% da população adulta passou a ter, pelo menos, uma chave Pix.

No mesmo período, aproximadamente 100 milhões de pessoas fizeram, pelo menos, um pagamento com o sistema Pix. Mais de 1,4 bilhão de transações foram realizadas por mês — sendo que 72% foram entre pessoas físicas.

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.