No início desta semana a presidente da Caixa Econômica, Daniella Marques, fez a primeira previsão sobre a liberação do consignado do Auxílio Brasil. Ela garantiu que o produto estaria disponível no banco até a primeira quinzena do mês de outubro, e antes do segundo turno das eleições que acontecem no dia 30. Na quinta-feira (6), Marques foi mais específica e deu o prazo final de liberação.
Tem pelo menos seis meses que os beneficiários do Auxílio Brasil aguardam pela liberação do empréstimo consignado. O primeiro anunciou sobre o projeto, ainda em forma de Medida Provisória, foi feito em março deste ano. A medida virou lei após sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL) em agosto deste ano, e foi regulamentada pelo Ministério da Cidadania em setembro.
Agora, de acordo com o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, 60 instituições bancárias passam por um processo de triagem e adaptação a fim de que possam oferecer este produto. Bancos grandes acabaram negando o oferecimento deste crédito, como foi o caso do Bradesco, Itaú, Santander e BMG.
Além da Caixa Econômica, a rede de lojas varejista Pernambucanas, e o banco digital Agibank, também informaram que pretendem oferecer o consignado do Auxílio Brasil. O banco não pode fazer busca ativa por clientes, por isso, todo o processo de contratação deve partir do próprio beneficiado.
Consignado do Auxílio Brasil na Caixa Econômica
Ao anunciar o programa de renegociação de dívidas da Caixa, o Você no Azul, a presidente Daniella Marques aproveitou para cravar a data de liberação do consignado do Auxílio Brasil. E informou o período de: 10 a 15 de outubro.
“Assim que a gente tiver o fato relevante da data de início de operação – estamos tratando isso prioritariamente – e chegando como uma solução de começo, será amplamente divulgado. Mas a expectativa hoje é entre os dias 10 e 15 de outubro“, disse.
Vale dizer que o banco já informou que vai oferecer taxa de juros inferiores ao teto definido pelo Ministério da Cidadania que é de 3,5% ao mês. A margem consignável é de 40%, isso significa que todos os meses serão debitados da conta do Caixa Tem, assim que o Auxílio Brasil for depositado, R$ 160 para pagar o empréstimo.