Banco Mundial prevê CRESCIMENTO de 2,5% na ECONOMIA do país

De acordo com um relatório publicado pelo Banco Mundial nesta semana, o Brasil deve ter crescimento consolidado na economia em 2022. Já a projeção para o próximo ano é um pouco menos positiva, mas segue o fluxo de outros países

Banco Mundial prevê CRESCIMENTO de 2,5% na ECONOMIA do país
Banco Mundial prevê CRESCIMENTO de 2,5% na ECONOMIA do país(Imagem: FDR)

O crescimento na economia que o Brasil poderá ter neste ano aumenta o PIB do país. A expectativa é que o Produto Interno Bruto brasileiro chegue ao final do ano marcando 2,5%. Essa melhoria se deve a diversos fatores, entre eles a diminuição dos problemas causados pela pandemia.

De acordo com a economista chefe para a América Latina e Caribe do Banco Mundial, William Maloney, este é um ano de recuperação. A subida nos valores vem depois de uma queda considerável causada pelos gastos globais durante o combate contra o Covid-19

Houve uma diminuição da necessidade de empreender gastos públicos para o estado de emergência sanitária. Isso resultou em um maior caixa para investimentos no país, que voltou a prosperar. Preços altos das commodities ofertadas também são um fator somado para esse resultado expressivo. 

Projeções internas para o crescimento da economia

Essa projeção de crescimento do Banco Mundial para o Brasil está alinhada ao que está previsto pelas taxas internas divulgadas. O índice que é esperado para o fechamento de 2022 é de 2,7%. Essa projeção é esperada pelo Banco Central e pelo Ministério da Economia. 

Porém, os dados afirmados para o próximo ano são um pouco divergentes. De acordo com o Banco Mundial, a taxa de crescimento do Brasil em 2023 deve ficar em 0,8%. Ainda de acordo com a economista-chefe, isso acontece por uma desaceleração geral entre os países.

A alta nos juros dos Estados Unidos e a desaceleração do G7 diminuíram os preços de commodities que geram lucro ao mercado brasileiro. Com os países mais ricos do mundo sendo afetados por essa baixa nas taxas de crescimento, o Brasil também deixa de crescer. 

Mesmo assim, a projeção externa do Banco Mundial ainda é mais positiva do que a realizada pelo mercado interno. Ele prevê um crescimento de apenas 0,53% na economia brasileira para o próximo ano.

Ambas estão abaixo das previsões feitas pelo Banco Central, que calculou a taxa em 1% para 2023. E ainda mais distantes do previsto pelo Ministério da Economia que fez uma previsão bastante otimista de crescimento econômico de 2,5% para o mesmo período. 

Thaisa JatobáThaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.