Antecipação do AUXÍLIO BRASIL interfere no EMPRÉSTIMO CONSIGNADO? Entenda

Em disputa pela reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem autorizado investir no programa social Auxílio Brasil. Assim como aconteceu no mês de agosto, em outubro deste ano o cronograma será alterado e as datas de repasse do benefício começam antes do previsto. Como o pagamento do empréstimo consignado desta classe será com desconto em folha, vai haver interferência?.

Antecipação do AUXÍLIO BRASIL interfere no EMPRÉSTIMO CONSIGNADO? Entenda
Antecipação do AUXÍLIO BRASIL interfere no EMPRÉSTIMO CONSIGNADO? Entenda (Imagem: FDR)

O atual governo que criou o Auxílio Brasil está autorizando uma série de mudanças e interferências nas atuais regras do programa, o objetivo é alavancar a popularidade do auxílio. Somente neste mês foi autorizado o empréstimo consignado, a inclusão de mais 500 mil famílias e a antecipação do calendário de pagamentos no valor de R$ 600.

Normalmente o pagamento é feito nos dez últimos dias úteis do mês, mas em outubro deve começar no dia 11. Enquanto isso, o empréstimo consignado é um crédito financeiro com desconto direto na folha de pagamento do benefício, podendo comprometer até 40% do que é recebido no programa.

Justamente por isso, devido a antecipação do cronograma os beneficiários que pretendem contratar o crédito estão preocupados sobre o início do desconto na fonte. Já que o que poderia começar a ser descontado no fim do mês, deve acontecer a partir da primeira quinzena de outubro.

Como será o pagamento do consignado do Auxílio Brasil?

Considerando a margem consignável, o pagamento do empréstimo não pode comprometer mais que 40% do que é pago no Auxílio Brasil. Isso significa o seguinte:

A taxa máxima a ser cobrada nesta operação deve ser de até 3,5% ao mês. Não dá para saber o valor que será liberado no empréstimo, mas deve chegar a R$ 2.560, de acordo com algumas análises financeiras.

Quando começa o desconto do pagamento

O cliente pode ficar tranquilo, como o empréstimo consignado do Auxílio Brasil ainda não começou a valer, porque aguarda a adaptação dos bancos, no pagamento de outubro não haverão descontos. As parcelas começarão a ser pagas a partir de novembro, e caso haja antecipação novamente, o calendário da ocasião deve ser considerado.

Mas atenção, todas as informações referentes ao pagamento devem ser transmitidas ao cliente. Isso significa que o cidadão deve saber exatamente quanto e quando o pagamento do crédito financeiro vai começar a valer, antes de assinar o contrato de solicitação do dinheiro.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile