- 1. Como solicitar aposentadoria do INSS online;
- 2. Atenção devida à documentação;
- 3. Consulta do processo
A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um direito muito pretendido por boa parte da população brasileira. Todos os trabalhadores que estão regulamentados pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) podem ter acesso, se cumprirem as regras necessárias.
Depois de anos de trabalho e contribuições constantes para a Previdência Social, a aposentadoria do INSS é uma segurança para o cidadão. Saber que terá direito a uma renda mensal tranquiliza ao menos um pouco a situação econômica de quem precisa parar de trabalhar.
Em muitos casos, a aposentadoria se torna o único valor com o qual o aposentado pode contar, então é necessário que o acesso a ela seja possível de forma rápida. Para agilizar esse processo e ter a solicitação atendida, o trabalhador precisa estar atento às regras do Instituto Nacional do Seguro Social.
Caso haja um descuido em relação ao cumprimento das condições para a requisição da aposentadoria, o benefício pode ser negado. E, se isso acontecer, é necessário reiniciar o processo, desta vez de forma correta, para poder novamente passar pelo crivo da Previdência Social.
Porém, se o processo for realizado de forma planejada e bem estudada, é possível que a aprovação do benefício seja concluída positivamente de forma automática. Trazendo uma segurança para o orçamento do recém aposentado.
Como solicitar aposentadoria do INSS online
Para iniciar o processo de pedido de aposentadoria, o trabalhador precisa organizar os documentos necessários. A garantia do direito se dá através de carteira de trabalho, guias da contribuições pagas, Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e declarações do trabalho realizado.
Essa organização dos documentos facilitará os próximos passos a serem dados ao longo do processo. Com isso em mente, o próximo passo é acessar o site do Meu INSS. Nele é necessário proceder com o login e senha para começar o pedido.
Na tela inicial após o acesso, o segurado precisa localizar a opção “Novo pedido”. Dentro da opção selecionada será possível encontrar a categoria “Aposentadoria e CTC e Pecúlio”. Neste passo, será selecionada a opção “Aposentadoria por tempo de Contribuição”.
É importante que o requerente faça uma checagem dos dados pessoais presentes no sistema, para que contatos possam ser feitos de maneira fácil pela Previdência Social. Se algo estiver errado, é possível substituir os dados com as informações corretas.
Atenção no envio dos documentos
O momento de anexar os documentos é de extrema importância para garantir o resultado do processo. Erros durante esse procedimento podem interferir na análise do pedido. Para agilizar o resultado, é necessário estar atento à ordem de inserção da documentação.
Dentro do campo “Anexos”, o trabalhador irá realizar o envio de cada documento. É importante que eles sejam anexados no espaço correspondente para que não haja confusão na avaliação destes itens por parte do sistema. Esse erro pode aumentar o prazo de resultado da solicitação.
Os documentos enviados devem estar em um bom estado de leitura e visibilidade. Além disso, não podem apresentar rasuras. Para ser aceita, a documentação desse se encaixar dentro dos critérios abaixo:
- As cópias devem ser digitalizadas para o formato de PDF
- O documento precisa ser único, colorido, ter 24 bit e 150 DPI de qualidade
- O tamanho de cada arquivo é limitado à 5 Megabytes
- O tamanho limite do conjunto dos arquivos é de 50 Megabytes
Contagem correta do tempo de contribuição
Ainda dentro do processo no site Meu INSS, é importante que sejam devidamente contabilizados os períodos de contribuição do trabalhador. Esse é um dos requisitos mais importantes na hora da solicitação receber a aprovação.
Dentro da tela de “Vínculos e Períodos trabalhados e contribuídos”, o segurado pode realizar a verificação dos períodos informados. Também é recomendado verificar se as datas do início e fim dos vínculos firmados estão corretas. Caso seja localizado um erro, é necessário editá-lo.
Uma função de simulador pode ajudar o contribuinte a verificar se os dados informados são suficientes para a solicitação. Essa ferramenta facilita o entendimento do trabalhador sobre o processo e a verificação dos dados, podendo aumentar a rapidez da aceitação da solicitação.
Consulta ao andamento do pedido de aposentadoria ao INSS
Preencher corretamente todos os dados e documentações solicitados pelo processo do site Meu INSS pode resultar na aceitação automática do processo. De acordo com o próprio órgão, a automação do serviço hoje já decide cerca de 30% das solicitações.
O recomendado é fazer uma verificação semanalmente para saber como vai o andamento após a solicitação ser feita. Assim, o trabalhador estará ciente de possíveis pedidos de revisão solicitados e da necessidade de entrega de documentações pendentes.
A consulta pode ser feita através dos canais oferecidos pela Previdência Social, basta portar o número de protocolo e o CPF. Um deles é a Central de Atendimento no número 135, que funciona de segunda a sábado das 7 horas da manhã até às 22h.
Outras opções são feitas de forma virtual através do próprio site do Meu INSS ou do aplicativo de mesmo nome. O app está disponível gratuitamente para aparelhos com sistema operacional Android e iOS.