Visando sua reeleição, Bolsonaro promete 13º salário do AUXÍLIO BRASIL para esses grupos

O presidente da República, Jair Bolsonaro, não demorou para fazer novas promessas de campanha após a definição de um segundo turno das eleições 2022. O alvo da vez é o 13º salário do Auxílio Brasil, com foco exclusivo nas mulheres beneficiárias do programa. 

Visando sua reeleição, Bolsonaro promete 13º salário do AUXÍLIO BRASIL para esses grupos
Visando sua reeleição, Bolsonaro promete 13º salário do AUXÍLIO BRASIL para esses grupos. (Imagem: FDR)

Até o momento, nenhuma confirmação oficial acerca do 13º salário do Auxílio Brasil foi feita. O que se sabe, por ora, é baseado apenas em uma divulgação feita pelo próprio presidente Bolsonaro nas redes sociais. O chefe do Executivo Federal não concedeu nenhum detalhe sobre o pagamento do abono natalino no programa social, muito menos quando deve ser pago. 

O 13º salário do Auxílio Brasil é mais uma das investidas de Bolsonaro para impulsionar a campanha eleitoral e conseguir se reeleger no segundo turno das eleições 2022. No dia 30 de outubro, a disputa será direta e acirrada contra o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva

Vale lembrar que Lula é famoso pelas investidas sociais durante os oito anos em que esteve no poder. Programas como o Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida são apenas alguns breves exemplos que se tornaram populares e capazes de auxiliar brasileiros em situação de vulnerabilidade social por anos, sobretudo, a população nordestina.

O bolsonarismo demonstrou sua força com o resultado das eleições do último domingo, (2), gerando a necessidade de um segundo turno. No entanto, é importante levar em consideração o importante papel dos eleitores nordestinos, que foram responsáveis por colocar Lula em primeiro lugar nesta disputa com 48,4% dos votos contra 43,2% para Bolsonaro.

Esforços políticos de Bolsonaro vão além do 13º salário do Auxílio Brasil

Embora a região Nordeste tenha elegido Bolsonaro nas eleições gerais de 2018, é importante ter em mente que o cenário atual é bastante diferente, uma vez que prezam pelo apoio de um conterrâneo que pretende retornar para o terceiro mandato

O pagamento do 13º salário do Auxílio Brasil para mulheres ainda busca atingir um público em que há forte rejeição a Bolsonaro. A campanha do presidente tem investido em esforços para ganhar o voto feminino.

Neste sentido, tem usado a primeira-dama Michelle Bolsonaro e emplacando o tema nos discursos de Bolsonaro, que tem destacado iniciativas voltadas a esse público, mesmo que muitas delas sejam do Congresso e não do Executivo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.